Destaques, Economia

Preço do gás de cozinha sobe 4,4% a partir desta quinta-feira (5)

Foto: Pedro Ventura/ Agência Brasília

A Petrobras anunciou o reajuste do preço do gás de cozinha (GLP) em 4,4%. O botijão de 13 kg passa a valer R$ 23,10 a partir desta quinta-feira (5) nas refinarias. No acumulado do ano, o GLP apresenta aumento de 5,2%, se comparado ao preço praticado em dezembro do ano passado.

O preço para o consumidor final, porém, é bem mais salgado. Em algumas cidades o valor do botijão de 13 kg supera R$ 70,00, com o repasse de tributos e margens das distribuidoras.

Desde o início deste ano, após reclamações sobre o peso do valor do gás de cozinha no orçamento das famílias de baixa renda, a Petrobras passou a adotar uma regra de reajuste trimestral para o chamado GLP (gás liquefeito de petróleo).

Querendo amenizar a situação, a estatal afirma que “caso fosse repassar para o preço do produto as variações do dólar e das cotações do GLP no mercado internacional registradas no último trimestre, o aumento teria de ser acima de 20%”. No período, o dólar subiu 16% e a cotação internacional, 22,9%.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.