Curiosidades

Por que escrevemos os nomes próprios com letra maiúscula?

pet1
590014.TIF

Será que já alguém se questionou porque é que os nomes próprios começam todos com uma letra maiúscula? Vamos neste artigo descobrir o porquê dos nomes começarem com uma inicial maiúscula.

A letra inicial, do latim initialis, initium, é o nome dado a uma letra decorativa, normalmente uma maiúscula, que é usada no início de um parágrafo ou capítulo. Serve para mostrar que o texto começa naquela zona, sendo ainda usadas na paginação contemporânea. Em textos medievais, uma inicial podia ocupar uma página completa!

Há muitos anos atrás, na época clássica, todas as palavras eram escritas em maiúsculas, inclusivamente, os nomes próprios. As letras minúsculas foram criadas com base na letra carolíngia, por volta do século 8. Existiu a necessidade de criar um alfabeto em minúsculas, devido à dificuldade que existia em ler e escrever palavras em maiúsculas.

A partir desta altura, as palavras começaram a ser escritas em minúsculas, mas o começo de algumas palavras passou a escrever-se em maiúsculas. Em alemão, por exemplo, todos os substantivos receberam a primeira letra em maiúscula e em português e outras línguas românicas, apenas os nomes próprios receberam a primeira letra em maiúscula.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias em seu e-mail. O artigo continua após o formulário!

Mantemos seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam esse serviço possível. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Estas regras datam do século 12, servindo a maiúscula para marcar o início de um capítulo ou parágrafo e ajudando a identificar nomes próprios de pessoas, em alguns documentos.

Por volta do século 15, na altura em que chega o humanismo, o uso da letra maiúscula foi imposto para criar a diferença entre um nome próprio de um substantivo comum semelhante, por exemplo, para diferenciar o nome próprio Rosa do substantivo comum rosa (planta).

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.