Concurso Público

Plano Plurianual prevê mais de 15 concursos no RN até 2027

O Plano Plurianual 2024-2027 marca uma nova fase para o Rio Grande do Norte, sinalizando um período de intensificação nos concursos públicos. Este documento, publicado no Diário Oficial, prevê os contornos dos próximos anos para o estado, englobando diversas áreas de atuação pública.

Através de plenárias realizadas em todo o estado, cerca de 6 mil cidadãos tiveram a oportunidade de expressar suas necessidades e visões para o futuro. Esse processo colaborativo resultou em cerca de 1.500 demandas no Plano Plurianual (PPA), conhecido como “RN Participativo”, que agora orientam as prioridades governamentais para os próximos quatro anos.

Vale destacar que, apesar de constar no Plano Plurianual, os concursos ainda dependem de autorização do governo de Fátima Bezerra.

📳Participe do canal do Portal N10 no WhatsApp (aqui) e receba no seu celular as notícias do estado.

Concursos previstos no Rio Grande do Norte

O Plano Plurianual 2024-2027 traz uma gama extensa de oportunidades para os candidatos interessados em ingressar no serviço público no Rio Grande do Norte.

Confira a lista completa:

  1. Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN): A expectativa é de abertura de novas vagas para Técnico e Analista Judiciário, abrangendo diversas especialidades jurídicas e administrativas, atendendo às necessidades de expansão e especialização dos serviços judiciários no estado.
  2. CONTROL (Controladoria Geral do Estado do RN): O órgão de controle interno do estado planeja reforçar seu quadro com assistentes de controle interno e auxiliares de controle interno, essenciais para o aprimoramento da fiscalização e da gestão dos recursos públicos.
  3. Secretaria de Fazenda – Sefaz: Com a missão de fortalecer o setor fiscal, serão abertas vagas para auditor fiscal, analista e assistente fazendário, cargos fundamentais para a administração tributária e financeira do RN.
  4. Detran-RN: O departamento de trânsito prevê vagas de nível médio e superior, visando a modernização e a melhor prestação de serviços à população, incluindo funções administrativas e técnicas.
  5. Agência Reguladora de Serviços Públicos (ARSEP): Este concurso visa selecionar profissionais para a regulação e fiscalização dos serviços públicos, embora os detalhes específicos das vagas ainda estejam sendo definidos.
  6. Assembleia Legislativa: O legislativo estadual abrirá oportunidades em diversas áreas, buscando reforçar sua estrutura funcional com profissionais qualificados para o suporte às atividades legislativas e administrativas.
  7. Defensoria Pública do Estado (DPE-RN): A DPE RN busca ampliar seu quadro de defensores e pessoal de apoio, garantindo o acesso à justiça aos cidadãos menos favorecidos.
  8. Segurança Pública: Inclui a Polícia Civil, Polícia Militar, e Polícia Penal, com o objetivo de reforçar a segurança pública através do preenchimento de vagas em diferentes carreiras, desde a investigação e patrulhamento até a gestão penitenciária.
  9. Educação: A Secretaria de Educação e Cultura (SEEC) e a FUERN preveem concursos para professores e técnicos administrativos, visando melhorar a qualidade da educação e expandir a oferta de ensino no estado.
  10. Outras Áreas:
    • Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social: Foco em profissionais para programas sociais e de habitação.
    • Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (IPERN): Vagas para atuação na gestão previdenciária.
    • Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (IDEMA): Oportunidades para especialistas de nível superior.
    • Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern): Vagas destinadas à pesquisa e inovação.
    • Procon RN: Seleção de fiscais e outros profissionais dedicados à proteção dos direitos dos consumidores.

Concursos no RN: o que vem por aí!

O Portal N10 reuniu as últimas novidades sobre os concursos previstos no Plano Plurianual (PPA) do Rio Grande do Norte, com informações detalhadas sobre vagas, remunerações, etapas e provas. Confira o que está no horizonte para os concurseiros:

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN)

Apesar de estar com a última seleção em andamento, um novo concurso público para o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) poderá ser realizado em 2024.

  • Vagas: Foco em cargos para Técnico e Analista Judiciário, abrangendo diversas especialidades.
  • Remunerações: Ainda a serem divulgadas, mas espera-se que sejam competitivas, dada a natureza dos cargos.
  • Etapas: Provas objetivas e discursivas, com possíveis avaliações de títulos para cargos de nível superior.

Secretaria da Fazenda (Sefaz RN)

  • Vagas: Oportunidades para Auditor Fiscal, Analista e Assistente Fazendário.
  • Remunerações: Espera-se que os salários sejam atrativos, especialmente para o cargo de Auditor Fiscal.
  • Etapas: Provas objetivas para todos os cargos, com provas discursivas e análise de títulos para cargos de nível superior.

Departamento Estadual de Trânsito (Detran RN)

  • Vagas: Ofertas tanto para nível médio quanto superior, abrangendo diversas funções administrativas e técnicas.
  • Remunerações: Detalhes a serem confirmados, mas tradicionalmente oferecem salários competitivos para o setor público.
  • Etapas: Geralmente incluem provas objetivas, com possíveis testes práticos para cargos específicos.

Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PC RN)

  • Vagas: Espera-se a abertura de vagas para Delegado, Agente e Escrivão.
  • Remunerações: Salários atrativos, com destaque para o cargo de Delegado.
  • Etapas: Processo seletivo rigoroso, incluindo provas objetivas, discursivas, testes físicos, avaliação psicológica e investigação social.

Secretaria da Educação e da Cultura (SEEC RN)

Em outubro do ano passado, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, confirmou a realização do novo concurso SEEC. De acordo com ela, a oferta será para o provimento de 500 vagas para professores e especialista de educação.

  • Vagas: Grande expectativa para o provimento de vagas para Professores e Especialistas em Educação.
  • Remunerações: A serem anunciadas, com possibilidade de benefícios adicionais por qualificações e especializações.
  • Etapas: Tradicionalmente incluem provas objetivas e análise de títulos, com possíveis provas práticas ou de desempenho didático.

Preparação é a chave

À medida que o Rio Grande do Norte se prepara para lançar uma série de concursos públicos até 2027, é importante que os candidatos comecem sua preparação o quanto antes. Mesmo antes da confirmação oficial dos certames e da publicação dos editais, há estratégias eficazes que podem colocá-lo à frente na corrida por uma vaga no serviço público.

Aqui estão dicas fundamentais de estudo e preparação, além de recomendações para o acompanhamento de editais e prazos.

Dicas de Estudo e Preparação:

  1. Conhecimento Prévio das Áreas: Comece revisando o conteúdo base das áreas que os concursos cobrirão, como legislação específica para Tribunal de Justiça, Sefaz, Detran RN, Polícia Civil e Secretaria da Educação. Foque em matérias recorrentes em concursos públicos, como Português, Matemática e Conhecimentos Específicos da área.
  2. Plano de Estudo Estruturado: Elabore um plano de estudos que divida seu tempo de forma eficaz entre as matérias. Inclua revisões periódicas e simulações de prova para avaliar seu progresso.
  3. Materiais Atualizados: Utilize materiais de estudo atualizados e específicos para cada área. Apostilas, livros e cursos online especializados podem ser grandes aliados.
  4. Grupos de Estudo: Considere participar de grupos de estudo ou fóruns online. A troca de conhecimentos e experiências pode enriquecer sua preparação.
  5. Simulados: Pratique com simulados e provas anteriores dos concursos de interesse. Isso ajudará a familiarizar-se com o formato das questões e a gerenciar melhor o tempo durante a prova.

Acompanhamento de Editais e Prazos:

  1. Websites Oficiais: Acompanhe os sites oficiais dos órgãos promotores dos concursos e do Diário Oficial do Estado para atualizações e lançamentos de editais. Fique de olho aqui no N10 também, pois traremos novidades detalhadas de cada certame.
  2. Alertas de Notificação: Configure alertas em seu navegador ou inscreva-se em newsletters especializadas em concursos para receber atualizações diretas em seu e-mail ou celular.
  3. Calendário de Estudos: Assim que os editais forem publicados, ajuste seu calendário de estudos com base nas datas das provas. Isso ajudará a intensificar a preparação nas semanas que antecedem o exame.
  4. Documentação Necessária: Verifique com antecedência a documentação necessária para a inscrição e certifique-se de que está em dia, evitando surpresas de última hora.
  5. Investimento Financeiro: Esteja preparado para os custos de inscrição e, se necessário, ajuste seu orçamento para incluir materiais de estudo ou cursos preparatórios.

Iniciar a preparação bem antes da confirmação dos concursos pode ser o diferencial para a aprovação. Disciplina, organização e foco são essenciais nessa jornada. Mantenha-se informado, preparado e pronto para agarrar a oportunidade assim que ela surgir. Boa sorte!

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.