Destaques, Saúde

A pílula anticoncepcional pode mudar seu corpo: mas de que maneira?

Divulgação

A pílula anticoncepcional funciona como um método contraceptivo, como o próprio nome diz. No entanto, tem outros efeitos no seu corpo e o especialista em ginecologia pode prescrevê-lo para combater, por exemplo, a acne ou para regular o sangramento e a dor menstrual.

Este método de contracepção altera os níveis hormonais, por isso, espera-se que o corpo reaja positiva ou negativamente. Se as reações afetarem negativamente o seu corpo, então é aconselhável consultar o seu médico para encontrar o motivo e, talvez, mudar a pílula para outra “menos forte” ou até mesmo suspendê-la.

Acne

A pílula aumenta o nível de progesterona no corpo, por isso diminui o nível de andrógenos como a testosterona e permite que o corpo libere menos “sebo”, para que você possa controlar a acne.

Aumento de peso

Isso nem sempre acontece, mas quando você começa a tomar essas pílulas você pode sentir uma retenção de líquidos por causa dos altos níveis de estrogênio e, portanto, você tem um aumento de peso .

Tamanho dos seios

Eles podem crescer ou encolher. Segundo a Cosmopolitan, isso vai depender de como você o hormônio reage na mulher: “algumas notam um aumento no tamanho do peito, outras não notam diferenças e outras notam que seus seios diminuem”.

Dores menstruais

cólica menstrual

Foto: reprodução

Um efeito colateral das pílulas anticoncepcionais é a redução da dor menstrual. Inchaço, alterações de humor e dor pélvica podem ser reduzidas pelos níveis hormonais.

Náusea

Quando você começa a tomar a pílula anticoncepcional, pode sentir tontura ou náusea. Às vezes, nosso corpo acha difícil assimilar as alterações hormonais. Se você ainda sentir náuseas, consulte o seu médico para ver se você precisa mudar as pílulas.

Libido

Pode ser um efeito colateral, mas nem sempre acontece. Segundo a Cosmopolitan, “a lubrificação natural pode diminuir, porque afeta os níveis de testosterona, que causa impulsos e desejos sexuais”.

Ovários policísticos

As pílulas anticoncepcionais são recomendadas para mulheres com ovários policísticos porque os hormônios podem combater essa síndrome.

Sangramento pesado

Assim como as dores menstruais podem desaparecer, o sangramento intenso é regulado e previne a anemia.

Tireoide

No entanto, alterações hormonais podem afetar a tireoide e causar problemas neste órgão.

Mutirão do Onofre Lopes oferece 1.000 avaliações de tireoide em Natal

Coágulos de sangue

Segundo a Chopra, “há um risco duas vezes maior de coágulos venosos se forem tomadas pílulas anticoncepcionais”, embora isso geralmente aconteça em pessoas com sobrepeso, fumantes e mulheres com mais de 35 anos de idade.


Seu corpo pode mudar com pílulas anticoncepcionais: de problemas que não existiam antes, para curar outros problemas, aumentar o tamanho dos seios e muito mais.

Verifique com seu médico qual delas é a recomendada para você e, se notar efeitos colaterais constantes e negativos, retorne à consulta para analisar o motivo.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.