Pesquisadores revelam como a civilização mais antiga do planeta foi formada

Estudo lança nova luz sobre o desenvolvimento das primeiras civilizações humanas

A idéia geralmente aceita pela comunidade científica é que a maioria dos assentamentos da Civilização do Vale do Indo – no Afeganistão, Paquistão e na Índia – foram formados em torno das margens do rio Ghaggar , cujas águas conduziram seu desenvolvimento. Mas um novo estudo de um grupo de cientistas da Índia, do Reino Unido e da Dinamarca questiona essa afirmação.

Por quê? No momento da aparição das primeiras populações da civilização acima mencionada, o referido rio já havia sido extinto .

Os cientistas sabiam que o rio secou devido a mudanças climáticas ou tectônicas, mas só agora eles confirmaram que isso aconteceu muito antes que as primeiras populações humanas pudessem alcançar suas costas. Em um estudo publicado em 28 de novembro na revista Nature Communications, os pesquisadores explicam como as águas do Ghaggar atravessaram o antigo canal do rio Sutlej ou Satlush, no Himalaia, que mudou rapidamente o curso há 8 mil anos .

Isso leva os cientistas a concluir que três mil anos depois, quando a cultura Indus se estabeleceu nesta área, era apenas o vale de um rio semi-desaparecido.

Desafio à nossa compreensão atual

A descoberta apresenta as idéias que explicam o desenvolvimento do processo de urbanização em culturas antigas, pois mostra como os centros urbanos antigos não precisaram necessariamente de um sistema de rio ativo para prosperar.

“As descobertas são um desafio para a nossa compreensão atual de como a urbanização começou e cresceu em relação aos recursos naturais em muitas civilizações antigas. Ao contrário da crença atual, foi a partida de um grande rio, em vez de sua chegada, que desencadeou o crescimento dos centros indo-urbanos”, disse Sanjeev Gupta, professor do Imperial College de Londres e principal autor do trabalho.

  • A civilização do Vale do Indo foi uma sociedade da Idade do Bronze que se desenvolveu principalmente no sul da Ásia entre 5.300 e 3.300 aC.
  • Um estudo do ano de 2016 mostrou que a civilização poderia ter surgido ainda mais cedo do que se acreditava anteriormente e que tem pelo menos 8 mil anos de idade, o que a torna mais antiga do planeta.

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!