CiênciaDestaques

Pesquisadores descobrem micróbios que vivem em “condições marcianas” no Ártico

O ambiente desse local é o da Terra que mais se assemelha a certas áreas do 'planeta vermelho'

Uma equipe de pesquisadores da Universidade McGill, no Canadá, descobriu micróbios que nunca haviam sido identificados em nosso planeta e que poderiam sobreviver mesmo em Marte, segundo a instituição.

A descoberta foi feita em um ambiente extremamente salgado, frio e quase livre de oxigênio de uma nascente conhecida como ‘Lost Hammer Spring’, no Ártico canadense. O ambiente desse local é o da Terra que mais se assemelha a certas áreas do ‘planeta vermelho’. Os autores do estudo conseguiram obter informações sobre o metabolismo dessas comunidades microbianas, que são capazes de sobreviver comendo e respirando compostos inorgânicos simples, como metano, sulfetos, sulfatos, monóxido de carbono e dióxido de carbono, todos encontrados em Marte.

Os resultados da descoberta, que foram publicados no The ISME Journal, são tão convincentes que a Agência Espacial Europeia selecionou amostras dos sedimentos da superfície do local para testar as capacidades de detecção de vida dos instrumentos que planejam usar na próxima missão espacial ExoMars, diz o comunicado.

Primavera ‘marciana’ na Terra

Lost Hammer Spring é uma das nascentes terrestres mais frias e salgadas descobertas até hoje. A água que sobe através de 600 metros de permafrost até a superfície é extremamente salgada (cerca de 24% de salinidade), sempre em temperaturas abaixo de zero (cerca de -5°C), e quase não contém oxigênio. Altas concentrações de sal impedem que ela congele, mantendo assim um habitat de água líquida mesmo em temperaturas mais baixas.

Os pesquisadores também sequenciaram o DNA da comunidade microbiana, possibilitando a reconstrução dos genomas de aproximadamente 110 microrganismos, a maioria nunca antes vista. Esses genomas tornaram possível determinar como esses micróbios sobrevivem e prosperam em ambientes tão extremos e únicos.

Além de compostos inorgânicos simples, os micróbios estudados também podem fixar dióxido de carbono e gases de nitrogênio da atmosfera da Terra, o que os torna altamente adaptáveis ​​para sobreviver e prosperar em ambientes muito extremos dentro e fora da Terra, explicou Lyle Whyte, principal autor de o estudo.

Os próximos passos da pesquisa serão aprofundar a cultura e caracterizar os membros mais abundantes e ativos desse raro ecossistema microbiano, para entender melhor por que e como eles prosperam no ambiente inóspito de Lost Hammer Spring. Os pesquisadores esperam que isso, por sua vez, ajude na interpretação dos enigmáticos isótopos de enxofre e carbono obtidos recentemente pelo rover Curiosity da NASA na Cratera Gale em Marte.

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!