Destaques, RN

Parceria entre IFRN e CERNE pode render novos cursos na área de energia

ifrn energia solar

Com o objetivo de promover capacitações na área de energia renovável no Rio Grande do Norte, o reitor do IFRN, Wyllys Farkatt, recebeu na última semana o presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), Jean Paul Prates.

De acordo com Jean, o CERNE é uma entidade multisetorial que tem o objetivo de manter o Nordeste Setentrional como referência na área de energias renováveis. “Não somos centro de pesquisa nem instituição de ensino. Por isso buscamos o apoio para a capacitação no setor”, comentou.

“O IFRN se insere diretamente nas discussões para o desenvolvimento tecnológico do setor. Temos o Tecnólogo em Energias Renováveis, no Campus João Câmara, e a Engenharia em Energia, no Campus Natal-Central. Além disso, o projeto IFRN Solar gera energia elétrica em todos os nossos 21 campi e na Reitoria e é o maior do país no setor público”, destacou o reitor.

Nessa perspectiva, foram discutidas maneiras de viabilizar quatro cursos. Dois deles seriam com foco em energia solar e eólica. A proposta é estabelecer núcleos de troca de conhecimentos entre pesquisadores do RN e de outros estados e capacitar também os gestores ou possíveis gestores de empresas da área. “O Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do país. Precisa ser também um polo de estudo em energia eólica”, acrescentou Jean Paul Prates.

Na reunião, foi acordada a parceria para o desenvolvimento de um projeto piloto de site colaborativo para as empresas do setor. A intenção é que seja um espaço em que empreendedores, gestores, prestadores de serviço e funcionários possam oferecer seu serviço, com a opção de avaliação e de contratação por meio do portal. Sites como o Trip Advisor e o Linked In são exemplos desse modelo de negócios. Foi levantada também a opção de utilizar os espaços dos campi do IFRN para a realização de reuniões em capacitações no interior do estado.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.