Os novos valores do seguro-desemprego em 2021

Os novos valores do seguro-desemprego em 2021

janeiro 15, 2021 0 Por Rafael Nicácio

A tabela com os valores do seguro-desemprego em 2021 foi atualizada com o reajuste de 5,45% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), conforme informado pelo Ministério da Economia. Para o cálculo das parcelas, é considerada a média de salários dos últimos três meses antes da demissão, sendo que o benefício não pode ser inferior ao salário mínimo, que passou a ser R$ 1.100 este ano.

Com esse reajuste, a parcela máxima a ser recebida — no caso de trabalhadores que têm remuneração acima de R$ 2.811,60 — passa de R$ 1.813,03 para R$1.911,84.

O pagamento é feito de 3 a 5 parcelas, de acordo com os meses trabalhados e se a solicitação já foi feita outras vezes. Para quem recebe o benefício não é permitido ter outro vínculo empregatício, seja formal ou informal.

Para ter acesso ao crédito, o trabalhador formal tem que dar entrada no pedido do 7º ao 120º dia após a data de sua demissão. Já para o empregado doméstico, esse prazo vai do 7º ao 90º dia, contados da data da dispensa.

Como calcular o seguro-desemprego de 2021

  • Quem recebe até R$ 1.686,79 deve multiplicar o salário médio dos últimos três meses por 0,8. O valor não deve ser inferior a R$ 1.100.
  • Os empregados que têm salário de R$ 1.686,80 até R$ 2.811,60, caso sejam demitidos, devem multiplicar a quantia que exceder R$ 1.686,79 por 0,5 e somar com R$ 1.349,43.
  • Quem recebe mais que R$2.811,60 terá direito, invariavelmente, a R$ 1.911,84.

Como solicitar o seguro-desemprego em 2021?

O trabalhador deve acessar o site empregabrasil.mte.gov.br/ e fazer seu cadastro, informando CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e estado de nascimento.

Caso os dados estejam todos corretos, o solicitante será direcionado para responder um questionário com cinco perguntas sobre sua carreira. É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, ele receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso. Caso o usuário não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a Central 135 do INSS.

Ao finalizar o cadastro, terá acesso aos serviços do Emprega Brasil, sendo uma delas “Solicitar Seguro-Desemprego”.

Depois de finalizar a solicitação, é necessário agendar o atendimento presencial para confirmar o cadastro e aguardar a liberação das parcelas, que ocorre em cerca de 30 dias após o preenchimento do documento pela internet. Caso a data para o atendimento presencial ultrapassar o prazo de 30 dias, a emissão do dinheiro ocorrerá na semana seguinte ao atendimento.

Também é possível fazer a solicitação no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, nas versões Android ou iOS, ou de forma presencial, em uma das unidades das Superintendências Regionais do Trabalho, mediante agendamento pela Central 158.

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