Notícias

Operação desativa gatos de energia em comércios de São José de Mipibu

Pousada, conveniência, churrascaria, oficinas e outros estabelecimentos instalados em área de posto de combustíveis desviavam energia diretamente da rede elétrica

Equipes técnicas da Neoenergia Cosern identificaram e desativaram fraudes de energia (o popular ‘gato’) em pelo menos seis estabelecimentos comerciais que funcionam no entorno de um posto de combustíveis na estrada de São José do Mipibu, na Região Agreste. A energia que estava sendo furtada por meio de uma ligação feita diretamente na rede elétrica abastecia uma pousada, churrascaria, conveniência, oficinas, entre outros estabelecimentos comerciais da área.

Dois funcionários do posto de combustíveis foram conduzidos pela Polícia Militar à Delegacia de São José de Mipibu para prestarem esclarecimentos. Um deles, identificado como auxiliar administrativo, prestou esclarecimentos e foi liberado. O homem responsável pelo gerenciamento do posto de combustíveis teve auto de prisão em flagrante lavrado, pelo crime de furto, mas foi liberado após o pagamento de fiança. Os autos foram encaminhados à Comarca de São José de Mipibu.

Além dos ‘gatos’ identificados na área do posto, mais 17 ligações clandestinas foram regularizadas em residências de Nísia Floresta durante a Operação Varredura. Essa ação recuperou, de janeiro a agosto deste ano, mais de 16 milhões de KWh –volume de energia suficiente para abastecer 122.177 residências, ou um município do porte de São Gonçalo do Amarante durante 45 dias.

Intensificamos a fiscalização e investimos cada vez mais em inteligência para ampliarmos a identificação de fraudes na rede elétrica. Os furtos de energia ocorrem em todas as regiões do Rio Grande do Norte e são realizados por clientes de todos os perfis (residencial, comercial e industrial). Quando ampliamos as operações de identificação de fraudes, reduzimos os riscos de acidentes, garantimos o fornecimento de energia de qualidade e arrecadamos mais impostos para o Estado e Municípios”, explica Gilmar Mikeias, gerente de Recuperação da Receita da Neoenergia Cosern.

Conforme levantamento do Departamento de Recuperação de Receita da Neoenergia Cosern, o número de fraudes na rede elétrica identificadas ao longo do mês de agosto de 2022 bateu o recorde histórico: 572. De janeiro a agosto deste ano foram 3.702 fraudes, perfazendo um aumento de 217% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram localizadas 1.167.

Quando combatemos esse tipo de fraude, também estamos fazendo um trabalho social muito relevante, uma vez que todos nós pagamos pelos furtos e roubos realizados na rede de energia”, ressalta Gilmar Mikeias.

Fraude e furto

A fraude é quando o consumidor já é cliente da Neoenergia Cosern e manipula o medidor ou realiza um desvio de energia antes da medição com o objetivo de reduzir o consumo faturado. O furto consiste em desviar energia diretamente da rede elétrica em unidades consumidoras sem medição e sem o conhecimento da distribuidora.

Os consumidores que se sentirem lesados com essa prática criminosa (uma vez que o prejuízo causado pelos desvios é dividido por todos) podem denunciar, de forma anônima, por meio do telefone 116. Há ainda, como canais de recebimento de denúncias, o número de WhatsApp (84) 3215-6001 e o site da Neoenergia Cosern.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.