ONU lança plano de US$2 bilhões para evitar crise humanitária

(ANSA) – O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou nesta quarta-feira (25) o lançamento de um plano global de resposta humanitária de US$ 2 bilhões para combater a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) em alguns dos países mais vulneráveis do mundo.

Até o momento a Covid-19 já atingiu mais de 400 mil pessoas e provocou a morte de quase 20 mil pessoas. Em um vídeo, Guterres informou que o objetivo da iniciativa é combater o vírus “nos países mais pobres do mundo” e responder às necessidades das pessoas mais vulneráveis, que já enfrentaram diversas crises humanitárias em decorrência de conflitos, mudanças climáticas e desastres naturais.

“O mundo enfrenta uma ameaça sem precedentes, interrompendo bilhões de vidas e colocando em risco a economia mundial”, alertou o chefe da ONU. De acordo com Guterres, “o coronavírus está ameaçando toda a humanidade e, portanto, todos precisam lutar, já que as respostas de cada país não serão suficientes”. Além disso, o português ressaltou que o auxílio aos vulneráveis é “uma questão de solidariedade humana básica”.

A iniciativa tem como objetivo fornecer equipamento de laboratório para testar o vírus e suprimentos médicos. Entre as medidas também está a instalação de estações de lavagem de mãos em assentamentos e o lançamento de campanhas de informação. O projeto, que será implementado pelas agências da ONU, em parceria com ONGs internacionais, também deve estabelecer pontes aéreas em toda a África, Ásia e América Latina para movimentar trabalhadores humanitários e suprimentos.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.