Oceano oculto é encontrado em ‘Dione’, uma das luas de Saturno

De acordo com pesquisadores do Observatório Real da Bélgica, um oceano oculto sob uma camada de gelo pode ter sido encontrado na lua de Saturno, tornando-se parte dos chamados “mundos oceânicos”. A informação foi publicada na revista “Geophysical Research Letters”.

As informações foram enviadas do satélite Dione, de Saturno, e extraídas pela sonda Cassini, projeto de colaboração entre a NASA, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Italiana (ASI). Dione é mais um da “família” de satélites como Titã, Encélado e Mimas, que tem em comum a provável presença de água líquida em quantidades consideráveis.

O grupo de pesquisadores relata que Dione poderá se tornar alvo de futuras missões à procura de vida no espaço, já que a lua é um ambiente propício à vida.

“A interação entre a rocha e água fornecem nutrientes essenciais e são uma fonte de energia. Ambos são ingredientes da vida”, explicou um dos autores da pesquisa, o geofísico Attilio Rivoldini. Para confirmar o estudo, foi calculada a profundidade que existe nos oceanos de Dione e Encélado. No entanto, este último seria mais perto da superfície do que se pensava.

você pode gostar também

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!