O que são os meios de pagamentos eletrônicos?

O que são os meios de pagamentos eletrônicos?

O que são os meios de pagamentos eletrônicos?

Wagner Santos julho 28, 2021 Notícias

Saber o que são os meios de pagamentos eletrônicos é importante para toda loja virtual ou empresa de tecnologia que faça vendas ou feche contratos pela Internet. Esse tipo de conhecimento ajuda o negócio não só a ter mais clientes, como também a estar na vanguarda tecnológica, especialmente em relação ao meio de pagamento, que é um fator que pode determinar uma venda ou o cancelamento dela.

Atualmente, o mercado de e-commerce vem crescendo constantemente, alimentado por diversos fatores diferentes. Em 2020, foram 13 milhões de novos consumidores, muito por causa da pandemia do novo coronavírus, que obrigou as pessoas a ficarem mais tempo em casa. Além disso, os novos meios de pagamentos eletrônicos também facilitam a forma como as pessoas podem interagir com e-commerces, já que antes elas estavam limitadas em suas opções.

Quer aprender o que são os meios de pagamentos eletrônicos e conhecer os principais deles? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O que são os meios de pagamentos eletrônicos?

Meios de pagamentos eletrônicos são as ferramentas usadas para a transferência de dinheiro ou pagamento de uma compra dentro de um ambiente digital, como a Internet. Na prática, são instrumentos que exigem alguns tipos de cuidados específicos por quem implementa, mas que facilitam muito a vida de quem compra.

Na prática, os meios de pagamento são formas de ligar o consumidor e o vendedor de modo que eles consigam fechar negócio. Há muito tempo atrás, no começo das lojas virtuais no Brasil, o máximo que elas conseguiam fazer era emitir um boleto que deveria ser pago em uma lotérica e compensado até 3 dias depois, para só então a loja conseguir enviar o produto.

Esse tipo de situação complicava muito a adoção das lojas virtuais. Era muito mais arriscado para o consumidor, muito mais demorado e complexo fazer tudo isso para conseguir comprar um produto que ainda levaria dias para chegar em casa, em vez de simplesmente ir em uma loja na cidade e fazer a compra.

Os meios de pagamento eletrônicos surgiram, portanto, para tirar a necessidade de migrar do digital para o físico para fazer o pagamento. Com eles, se tornou possível fazer o pagamento ou a transferência de dinheiro dentro do ambiente digital, muito mais rapidamente e de maneira mais cômoda.

Quais são os principais exemplos?

Veja abaixo alguns dos principais exemplos de meios de pagamentos eletrônicos!

  1. Criptomoedas
    Você sabe o que é Bitcoin? Se conhece o termo, mas ainda não está familiarizado com o conceito, então é hora de começar a aprender. Isso porque as criptomoedas estão cada vez mais populares. Ainda que a Tesla tenha retirado a possibilidade de comprar seus carros com Bitcoin, a verdade é que as criptomoedas estão mais populares do que nunca e trazem mais resultados também.
    Para quem tem uma loja virtual, prepará-la para receber pagamentos via Bitcoin, Ethereum e outras moedas digitais é uma ótima estratégia, especialmente porque esses ativos se valorizam com o tempo. Assim, é possível guardá-los e aproveitar a valorização no futuro.
  2. Pix
    O Pix é um sistema de transferências eletrônicas mantido pelo Banco Central. O sistema permite que as pessoas façam transferências ou pagamentos 24 horas por dia, 7 dias por semana, independentemente se é feriado ou não. O melhor: as transferências são gratuitas, entre bancos e instantâneas.
    Para as lojas, o Banco Central lançou recentemente uma atualização para facilitar a integração do Pix com e-commerces. Assim, fica muito mais fácil utilizar o sistema como uma possibilidade de pagamentos para os seus clientes.
    Vale lembrar que o Pix também pode (e deve) ser usado entre as pessoas, que poderão transferir dinheiro entre si mais facilmente.
  3. Cartão de crédito
    O cartão de crédito é, talvez, a maneira mais comum de pagamento eletrônico. Hoje em dia, todas as compras com o cartão de crédito são feitas digitalmente, seja na Internet, seja no supermercado. As maquininhas enviam os sinais criptografados para servidores que processarão todos os dados para que o pagamento seja feito. Tudo isso é realizado em pouquíssimos segundos e logo o pagamento é concluído.
    Na Internet, os cartões de crédito são a principal maneira de fazer pagamentos em lojas virtuais. Ainda que exista a possibilidade de emitir boleto, os cartões são mais rápidos em confirmar o pagamento.
    Mesmo assim, não são um método de pagamento acessível a todos porque milhões de brasileiros não possuem conta em banco.
    Pronto! Agora que você já sabe o que são os meios de pagamentos eletrônicos e sua importância, já pode começar a aplicá-los no seu negócio. Considere o custo de aplicação de cada nova tecnologia e o potencial de crescimento das suas vendas, mas não leve a análise sem contextualização. Por exemplo, considere o efeito publicitário que sua empresa terá em aceitar pagamentos com Bitcoins ou outras tecnologias. Isso deve entrar na conta, especialmente conforme essas tecnologias se popularizem.
    Gostou do conteúdo? Na sua opinião, quais os meios de pagamentos eletrônicos mais vantajosos no momento? Comente abaixo!

Créditos: Money vector created by vectorjuice – www.freepik.com

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos