Wagner SantosColunas

Como o marketing para e-commerce pode ajudar na presença online da sua loja.

O marketing para e o e-commerce tem estratégias para ajudar sua presença online. Assim, se você quer marcar seu espaço no mundo digital precisa dessa ferramenta indispensável.

O mundo é digital, hoje você pode falar essa frase sem usá-la como uma perspectiva futurista, pois essa é a nossa realidade, e se você não souber entrar nessa realidade não será competitiva.

Desta forma, cada vez mais as compras pela Internet têm ocupado espaço, por isso se você quer entrar nessa onda precisa usar os recursos do marketing destinado para e-commerces, focando em converter vendas.

Assim, aqui você entenderá como o marketing para o e-commerce vai te ajudar a ter uma presença online.


Estratégias do Marketing para o e-commerce 

Antes de entrarmos no assunto você precisa compreender o conceito de Marketing, os dicionários dizem que o Marketing ou mercadologia ou, mais raramente, mercância, é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer necessidades e/ou desejos de um mercado consumidor.

Com a vinda do digital era de se esperar que o marketing rapidamente se adequasse, assim nasceu o Marketing para o e-commerce, com estratégias voltadas para o mercado digital.               

Portanto, trarei aqui 4 dicas do Marketing para você marcar sua presença online, elas são chamadas de os 4 P ‘s do Marketing, venha conhecer conosco.


Canais de Distribuição 

Antigamente era chamado de “Praça” que nada mais é que os locais onde você pretende promover seu e-commerce. Faz parte para uma boa visibilidade, principalmente para quem está começando, se esse for o seu caso. 

No mundo digital temos uma espécie de shopping virtual, plataformas que as pessoas buscam seus produtos, são os Marketplace. Um exemplo de um local procurado para compras é o Mercado Livre

Então se você está querendo marcar presença online escolha inicialmente um bom canal de distribuição. Qual seria a segunda estratégia do Marketing para o e-commerce?


Produto

Bem, você não pode pensar em emplacar no e-commerce sem um bom produto, e quando você vai escolher deve pensar em tudo, desde a aceitação de mercado, como também questão de logística do produto.

Um bom exemplo, se você gosta de moda é o Conjunto de Moleton Feminino, a mulherada sempre quer andar na moda e esse conjunto de Moletom é bem estiloso. Diversas pessoas buscam por produtos que estão na moda, isso com certeza lhe trará visibilidade online.

Agora que você já tem onde e o que vender, vamos a outro ponto importante.


Preço

Aqui está outro ponto importante, afinal você quer fazer e-commerce para ganhar dinheiro, mas tenha cautela nesse momento. 

Muitos querem ganhar muito, e esses têm a tendência de ganhar apenas uma vez. Na hora de colocar seu preço observe alguns pontos importantes:

  • Observe a concorrência – Não é bom ficar destoante, sempre observe que existe uma média no mercado. Pense em você como cliente, se o produto for barato demais você desconfia e se for alto demais você critica.
  • Analise seus custos – De forma bem simples, coloque suas despesas incluindo tudo, e depois de ver a concorrência, estipule seu preço. Nunca esquecendo que no comércio preço e valor tem conceitos diferentes.
  • Margem de desconto – Sempre considere a possibilidade de precisar oferecer algum desconto, apesar de que as vendas no e-commerce o cliente não tem acesso direto ao proprietário, mas sempre é bom estar pronto para essa possibilidade.
  • Seja justo – Melhor ter um cliente satisfeito, que vai gerar uma recompensa que uma pessoa se sentir enganado, afinal viver de e-commerce é criar uma clientela satisfeita. 

Por exemplo, supondo que você vende um anel de caveira para homens, ou qualquer outro produto de grande importância, fique atento a esses pontos, para garantir bons resultados.


Promoção 

Quando você pensar em promoção, a veja como sendo um benefício ou incentivo para que o consumidor escolha seu e-commerce. Você pode utilizar algumas estratégias de vendas, veja abaixo:

  • Cross-selling: Aqui você pode oferecer produtos relacionados com o que o cliente procura. Um exemplo é a blusa que combina com o short. Desta forma, você lança um desconto para incentivar a compra das duas peças, além de oferecer uma dica de moda;
  • Upselling: oferecer um produto de preço menor similar ao que o cliente procura, para movimentar os itens de menor saída;
  • Scarcity: definir prazos para as promoções e avisar sobre produtos em baixo estoque para que os interessados tenham pressa em comprá-los.

Acredite, brasileiros amam promoções, e isso pode dar um “up” muito forte no seu negócio, principalmente se você conseguir parcerias.


Considerações finais sobre marketing para e-commerce

Agora você tem algumas dicas para marcar sua presença online, fique ligado pois sempre traremos novidades para ajudar no seu crescimento no e-commerce.

Saiba que com o marketing para e-commerce, você pode obter grandes resultados, e caminhar mais próximo ao sucesso.

Até a próxima!

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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