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O que são marketplaces para lojas on-line?

Existem inúmeros fatores a serem considerados ao decidir se deseja criar sua própria loja ou colocar seus produtos à venda em um marketplace

Os marketplaces são uma tendência no e-commerce e proporcionam benefícios para compradores e vendedores. As plataformas de comparação integradas dos marketplaces ajudam os compradores a fazer escolhas melhores. Além disso, os vendedores podem se beneficiar do alto tráfego para a maioria das principais plataformas de mercado, como Amazon, Walmart, Etsy, eBay, Alibaba, entre outros.

Você deve estar se perguntando: o que exatamente é um marketplace? É apenas uma plataforma onde os vendedores podem oferecer seus produtos para venda aos compradores. Isso é completamente diferente dos sites que servem como uma vitrine on-line somente para uma empresa específica. Essa é uma das grandes diferenças, e é por esse motivo que existem inúmeros fatores a serem considerados ao decidir se deseja criar sua própria loja ou colocar seus produtos à venda em um marketplace. Vamos analisar os prós e contras da venda no marketplace e explicar como fazer parte disso.

Prós e contras dos marketplaces

Obstáculos

Geralmente, é preciso se esforçar menos para começar a vender em um marketplace do que para criar sua própria plataforma e-commerce do zero. Construir um site e atravessar os muitos desafios que o acompanham, como gerenciamento de pagamentos e segurança de dados, não são um problema para um marketplace.

É importante perceber, no entanto, que o obstáculo pode ser maior para algumas plataformas. Antes de aceitá-lo, o Walmart, por exemplo, irá avaliá-lo baseado no atendimento ao cliente, exclusividade dos produtos, atendimento de pedidos etc. Isso pode ser diferente na Amazon, onde os requisitos não são tão rigorosos.

Branding

Algumas empresas consideram a falta de branding um ponto negativo dos marketplaces de e-commerce pois não existe personalização exclusiva de sua marca. Por um lado, a promoção no mercado está fora de sua responsabilidade, o que pode ajudar a economizar seu dinheiro em publicidade. Mas, por outro lado, ninguém está promovendo sua empresa diretamente. Se você estiver administrando sua própria loja on-line, poderá personalizar o esquema de cores, banner, fatura etc. Por exemplo, o br.depositphotos.com permite que você remova o plano de fundo de uma imagem e a use para seus propósitos. Esta é uma oportunidade de ajudá-lo a criar uma identidade de marca.

Controle de ponta a ponta

Você precisa saber que não terá controle de ponta a ponta se vender em marketplaces. A plataforma irá definir alguns preços e logística. Isso pode ser tanto um pró quanto um contra, vai depender do que você está buscando. Você pode desejar estar no controle de marketing, armazenamento e distribuição, preços, atendimento ao cliente, etc. Ou pode simplesmente se concentrar em seu produto e não se preocupar com a logística.

Grande público

Considere o fato de que 53% dos adultos dos EUA falaram que começam procurando na Amazon quando estão buscando por um produto específico. Em um marketplace, você tem contato instantâneo com milhões de clientes desde o começo e se fosse começar do zero, provavelmente teria que passar anos elaborando uma estratégia de marketing para chegar nesse patamar.

Contudo, você não pode simplesmente abandonar o marketing se começar a vender no marketplace. Você continuará sendo responsável por sua própria marca e publicidade para sua loja. Ainda sim, os marketplaces são uma ótima forma de atingir rapidamente vários consumidores.

Custo e escalabilidade

Os marketplaces fornecem uma escalabilidade mais fácil e acessível para seus negócios, principalmente se seu público for global. Os seus produtos, só por serem listados, automaticamente estarão diante dos olhos de muitas pessoas. Fazer parte de um marketplace conhecido também pode legitimar um novo negócio.

Mas por outra perspectiva, existe uma dificuldade de acesso direto ao cliente. Se você vende em um marketplace, a grande maioria dos compradores não vai ter interesse em interagir com sua empresa, a menos que ocorra algum problema. Tudo depende do tipo de cliente que você está segmentando e se você preza mais pela quantidade do que pela qualidade em suas interações.

Dados e insights

Algumas plataformas de marketplace possuem ferramentas de dados e análises integradas que podem ajudar os vendedores a otimizar uma estratégia omnicanal para conseguir um resultado melhor. Evidentemente, isso pode facilitar a vida do vendedor, porque, caso contrário, você precisaria ficar monitorando todo o seu site e as análises de clientes por conta própria.

Quem precisa usar um marketplace?

Tendo em mente as vantagens e desvantagens do marketplace, você pode determinar se o seu negócio se encaixa nele. Em geral, a venda no marketplace pode ser adequada para você se:

  • Você quer acesso rápido e fácil a uma imensa base de clientes sem precisar se esforçar para atraí-los ao seu site
  • Você pretende testar a demanda do seu produto antes de começar por si próprio
  • Você deseja vender para um público global
  • Você não pode (ou não quer) criar uma estratégia de marketing em grande escala
  • Você ainda está construindo a confiança do cliente e o reconhecimento da marca

Como vender em um marketplace

1.   Escolha onde vender

Para você colher bons frutos ao vender seus produtos ou mão de obra, é essencial escolher o melhor marketplace para o tipo do seu negócio. Você busca um mercado mais específico ou geral? O Etsy, por exemplo, é voltado para empresas que vendem artes e presentes artesanais. Já a Amazon, e outros grandes nomes, vendem quase tudo.

2.   Entenda as regras do mercado

Você precisará fazer o seguinte questionamento: Como funciona o mercado? Antes de tomar uma decisão, você deve pesquisar as taxas de comissão e as regras dos vendedores. Depois disso, o melhor jeito de aprender é criar uma conta e listar seu primeiro produto. E começar pequeno em suas operações e tendo uma ideia do processo.

3.   Desenvolva uma estratégia de preços

Essas estratégias de preço são modelos de cooperação diferentes para outros marketplaces. Alguns, como a Amazon, são baseados em comissões: uma porcentagem de cada venda fica com a plataforma.

A Amazon define a comissão baseada no número de produtos que você lista, e essas comissões geralmente são relativamente baixas. Mercados como Etsy e eBay utilizam um modelo de cobrança de listagem para cobrar taxas e comissões.

Ao criar uma estratégia, você deve considerar as comissões ou taxas de listagem e adaptar os preços.

4.   Monitore seu sucesso

Conforme você expande suas ofertas, lembre-se de acompanhar as métricas de vendas e outras análises para conseguir se adaptar à medida que avança – monitore devoluções de produtos, avaliações de clientes etc., para estar sempre melhorando.

Conclusão

Os marketplaces podem ajudar bastante os vendedores on-line, especialmente aqueles que querem acesso econômico a um público global sem controle refinado do processo de vendas. Em contraposição, empresas focadas na marca podem considerar a construção de lojas on-line. Lembre-se; você pode iniciar seu trabalho vendendo em um mercado específico e construir sua própria loja à medida que se desenvolve.

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Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

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