Notícias

O que o açúcar faz com o nosso cérebro? Confira!

cerebro-3
Foto: RT / Wikipedia

A ciência explica os efeitos chocantes que o açúcar produzido em nosso cérebro, que não é muito diferente dos efeitos causados em viciados em drogas e álcool, por exemplo.
Se compararmos um cérebro normal, o de um obeso e o de um viciado em cocaína veremos que o cérebro normal contém muito mais da substância vermelha (ver imagem), chamada de dopamina. Essa substância química é produzida na parte do cérebro associada com a recompensa, explica o artigo publicado no site Mic.

Foto: RT / Wikipedia

Foto: RT / Wikipedia

Quando alguém experimenta uma recompensa – por exemplo, comer uma refeição especialmente saborosa – o nível de dopamina alcança o seu máximo. No caso de viciados acontece o contrário: Só atinge o pico de dopamina através da antecipação da recompensa, ao invés da própria recompensa real. Uma vez alcançada, os efeitos são fracos porque o cérebro tem sido inundado com a dopamina.

Foto: RT / Wikipedia

Foto: RT / Wikipedia

As varreduras do cérebro mostram que todos os viciados têm menos receptores de dopamina na sua metade do cérebro, de modo que os sinais de dopamina são enviados mais fracos entre as células. Isto é: o açúcar faz para o cérebro exatamente o mesmo que o cigarro, álcool e cocaína. Em 2013, pesquisadores da Universidade de Connecticut descobriram que produtos ricos em gordura e açúcar podem ser tão viciantes quanto à cocaína, pois estimulam o cérebro, da mesma forma que a droga estimula. Alguns especialistas acreditam que esses produtos representam ainda um perigo maior do que as drogas, devido à sua acessibilidade e disponibilidade.

Foto: RT / Wikipedia

Foto: RT / Wikipedia

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.