ColunasWagner Santos

O que é o Telegram e como você pode utilizá-lo no marketing digital?

Você sabia que o Telegram é um aplicativo de mensagens que foi criado pelo russo Pavel Durov com o objetivo de ser uma alternativa para outras soluções semelhantes, como o WhatsApp. Com ele, você pode estreitar o relacionamento com seus clientes, o que pode ajudá-lo a aumentar as vendas da sua empresa.

Segundo os Cursos Online de Comunicação, as redes sociais facilitam uma incrível evolução do relacionamento entre as empresas e seus clientes. Afinal, eles poderiam ter uma conversa próxima com grandes marcas hoje se antes consumissem passivamente produtos e serviços.

Essa possibilidade ajuda os consumidores a tirar diversas dúvidas e sobre como resolver problemas, além de potencialmente aumentar as vendas e a consistência.

Quando falamos de redes sociais, sempre pensamos em Facebook e Instagram. Mas, o WhatsApp também provou ser uma excelente ferramenta para estreitar o relacionamento com o público.

Destacamos que acontece que as opções do aplicativo de mensagens também incluem o Telegram, que tende a ser o aplicativo mais usado, mas traz recursos úteis de marketing.

Você já teve a chance de usar o Telegram? Neste artigo, discutiremos o aplicativo e seus recursos e mostraremos como usá-lo para o marketing digital da sua empresa.

Se você deseja entender mais sobre as redes sociais e sobre os mecanismos digitais, indicamos que você faça um Curso Online da área.

Vamos lá?

O que é Telegram?

Telegram é um aplicativo que foi lançado originalmente para Android em 2013. Hoje é multiplataforma, isso quer dizer, ele pode ser acessado por diversos dispositivos e sistemas operacionais, e possui 400 milhões de usuários ativos mensais.

Desenvolvido por Pavel Durov, o app tende a ser uma alternativa para diversas soluções semelhantes como Facebook Messenger e WhatsApp. Por exemplo, você pode usá-lo com o objetivo de trocar mensagens com todos os seus contatos, enviar áudio e anexos, fazer diversas chamadas telefônicas e conversas em grupo.

Quando uma pessoa acessa o Telegram pela primeira vez, é muito fácil entendê-lo, pois ele tem uma aparência dos concorrentes conhecidos.

Quais são as características do telegrama?

Tamanho do acessório

No ano de 2019, o WhatsApp anunciou que todos os usuários poderiam enviar anexos de até 100 MB.

Naquela época, um usuário marcou o Telegram, e veio com um aceno: “Precisa enviar uma mensagem, porém o anexo é muito grande. Tente o Telegram, pois lá você pode enviar arquivos com o tamanho de até 1,5 GB.

Personalizar

Com o objetivo de começar a usar o Telegram, você precisa personalizar seus dados comerciais. Além de inserir uma determinada foto e o nome da empresa em seu perfil, poderá incluir um link para seu determinado site.

Assim, todos os seus clientes em potencial tendem a acessar com mais facilmente o site da sua empresa, o que vai lhe ajudar a complementar a experiência de todos. Pois, eles poderão estar interessados ​​em saber cada vez mais sobre sua empresa e sobre os produtos que você vende.

Áudio

Assim como o WhatsApp, o áudio também pode ser enviado no Telegram, mas há um recurso muito interessante: ele pode acelerar a reprodução, o que visa ajudar todos os usuário a economizar tempo.

Grupo

Os grupos do Telegram podem ter até 200.000 usuários. Destacamos que é ótimo que os administradores possam fixar mensagens, com o objetivo de marcar os anúncios importantes.

Outro recurso interessante é que as mensagens podem ser editadas após serem enviadas. Na verdade, isso poderá ser feito em qualquer dispositivo, pois a sincronização é possível por meio de operações na nuvem.

Canal

De certa forma, os canais são semelhantes aos grupos, pois permitem que um indivíduo ou empresa possa se comunicar com um grande número de usuários. No entanto, as pessoas que seguem o canal não podem participar da conversa, pois apenas moderadores podem postar.

Sincronizar

Como o Telegram roda na nuvem, tudo que o usuário faz no aplicativo, é possível guardar no computador ou em qualquer outro dispositivo, pois é sincronizado, o que garante uma maior usabilidade na comunicação com clientes e seguidores.

Por que e como usar o Telegram para comercializar seus negócios?

As redes sociais são ferramentas essenciais na sua estratégia de marketing digital, mas, naturalmente, você precisa usá-las em seus planos. Caso contrário, as ações simplesmente tendem a não funcionar.

Usando o Telegram como exemplo, você poderá enriquecer as suas estratégias de vendas.

Relacionamento

Um dos aspectos fundamentais dentro da estratégia de marketing de conteúdo será a nutrição de leads. Desde o momento em que as pessoas descobrem sua empresa até o momento em que compram, elas fazem uma jornada de descoberta. Como resultado, ela gradualmente vai desenvolver uma maior confiança em você e começa a vê-lo como uma autoridade em seu campo de trabalho.

É exatamente isso que acontece por meio do conteúdo, porque as pessoas aprendem e são informadas pelo que você publica. Embora o blog esteja no centro de uma estratégia de conteúdo, o Telegram poderá ser usado nesse sentido.

Com as informações que você publica em seu canal do Telegram, todos os seus seguidores poderão navegar na jornada do cliente para concluir a transação no momento certo. Em uma situação de grupo, as pessoas ainda têm a oportunidade de interagir com você, fazendo você admirar ainda mais o seu trabalho.

Enquete

As estratégias de marketing exigem que você entenda completamente o seu público. Isso inclui, como, por exemplo, criar uma persona e direcionar todos os seus esforços em direção ao seu público.

Acontece que o mapeamento de papéis pode mudar. Afinal, você conhecerá melhor seus clientes ao longo do tempo. Isso ocorre em interações em redes sociais, e-mails recebidos e conversas pessoais ou por telefone.

Se você prestar atenção aos seus clientes, obterá uma compreensão mais profunda deles, o que o poderá ajudar dentro da personalização do seu conteúdo e melhorar ainda mais todos os seus serviços e produtos.

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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