O que é a “Virose da Mosca” e quais os seus sintomas

março 26, 2019 1 Por Rafael Nicácio
O que é a “Virose da Mosca” e quais os seus sintomas

A gastroenterite viral, popularmente conhecida como “Virose da Mosca”, tem movimentado unidades de saúde de várias regiões do Rio Grande do Norte.

Conhecida cientificamente como Doença Diarreica Aguda (DDA), a virose da mosca ganhou este nome devido ao crescente aparecimento de moscas no período chuvoso do ano. Estas, pousam em áreas contaminadas e depois em alimentos, podendo transportar microrganismos que levam doenças para dentro de sua casa.

Mas, você sabia que as moscas não são as únicas que podem transmitir a virose?

Como ocorre a transmissão?

Mesmo por esse nome, a virose da mosca não é transmitida apenas por este inseto. A transmissão ocorre principalmente por meio da contaminação de alimentos e água, o que pode acontecer através das mãos da própria pessoa ou de outras ou de insetos que transportem os microrganismos.

Sintomas

Nos casos de infecções virais, os sintomas são mais brandos e costumam desaparecer em até cinco dias. Já as infecções causadas por bactérias são mais severas. Persistindo os sintomas ou surgindo sinais de desidratação, não hesite em procurar o médico.

Confira abaixo, todos os sintomas da virose da mosca:

  • Febre
  • Dor no corpo
  • Desconforto abdominal
  • Vômito
  • Diarreia
  • Coriza
  • Moleza
  • Ardência nos olhos

Prevenção

Higienizar as mãos com frequência; tomar bastante água tratada para evitar a desidratação; evitar lixeiras próximas a fogões e pias; não acumular lixo por mais de cinco dias; cozinhar, lavar e guardar adequadamente todos os alimentos. Além, é claro, de manter o ambiente limpo para se proteger de moscas, baratas e outros vetores.

Caso as moscas ainda consigam se desenvolver dentro de casa mesmo seguindo as dicas citadas acima, recomenda-se o uso de inseticidas e redes contra insetos nas janelas.

Observação

É preciso ter cuidado especial com as crianças, que ainda estão em processo de fortalecimento da imunidade e por isso sofrem mais. O principal risco é de desidratação, por isso, os pais precisam ficar em alerta com os primeiros sintomas e dar sempre bastante líquido. Em caso de suspeita de Dengue, o médico dever ser urgentemente consultado.