Notícias

Novos prazos de inscrições para Sisu, Prouni e Fies 2023

Segundo o MEC, em todos os processos seletivos, a classificação tem por base a nota obtida na edição do Exame Nacional do Ensino Médio de 2022

O ano de 2023 está começando com boas notícias para os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e desejam ingressar no ensino superior. O Ministério da Educação (MEC) divulgou os editais dos primeiros processos seletivos de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Com isso, os estudantes já podem se planejar para concorrer a uma das milhares de vagas ofertadas pelo MEC.

O período de inscrição para o Sisu vai de 16 a 24 de fevereiro e o resultado será divulgado no dia 28 do mesmo mês. Já as inscrições para o Prouni serão abertas em 28 de fevereiro e encerradas no dia 3 de março. A classificação será baseada na nota obtida no Enem de 2022 e, para o Prouni, também serão válidas as notas do Enem de 2021.

Em março, ocorrerá o processo seletivo do Fies. O período de inscrição terá início no dia 7 e será encerrado no dia 10 de março. A classificação será baseada nas notas do Enem a partir de 2010. Além disso, para os estudantes que tiveram a inscrição postergada de processos seletivos anteriores do Fies, a complementação da inscrição no Fies deverá ocorrer durante o período de 7 a 9 de fevereiro.

Todas as inscrições para os três processos seletivos são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no Portal Acesso Único. O MEC divulgará os quantitativos de vagas a serem ofertadas na primeira edição de 2023 – dos processos, em datas mais próximas à abertura das inscrições.

A participação nos processos seletivos do Sisu, Prouni e Fies é uma excelente oportunidade para os estudantes que desejam ingressar no ensino superior, tendo em vista que as vagas ofertadas são para instituições públicas e privadas de ensino, em todas as regiões do país. Além disso, o Prouni e o Fies oferecem aos estudantes a possibilidade de conseguir bolsas de estudo para bancar a mensalidade da instituição de ensino escolhida.

Inscrições para o Sisu começam
Prédio do Ministério da Educação (Foto – Marcelo Camargo, Agência Brasil

É importante destacar que o Sisu é um processo seletivo simples, com base nas notas obtidas no Enem, que possibilita aos estudantes concorrerem a vagas em instituições públicas de ensino superior a nível nacional. Já o Prouni, oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições privadas de ensino superior, para estudantes de baixa renda. Por fim, o Fies, é destinado aos estudantes que precisam de financiamento para estudar em instituições privadas de ensino superior.

Vale destacar que para se inscrever em todos os três processos seletivos, é necessário ter participado do Enem de 2022. Além disso, as notas obtidas a partir de 2010 são válidas para inscrição no Fies. No caso do Prouni, são válidas tanto as notas obtidas no Enem de 2021 quanto no Enem de 2022.

Portanto, é importante que os estudantes aproveitem essa oportunidade e se inscrevam nos processos seletivos Sisu, Prouni e Fies para tentar obter uma vaga em instituições de ensino superior e dar um passo importante em suas carreiras acadêmicas e profissionais. Não perca a chance de investir em seu futuro!

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.