No dia 2 de fevereiro, quando se celebra Iemanjá (também conhecida como Rainha do Mar), Natal vai ganhar a nova estátua deste orixá. A definição aconteceu na sede da Secretaria de Cultura de Natal (Secult/Funcarte), após reunião entre representantes do segmento religioso e os setores de Engenharia e Patrimônio Histórico da Prefeitura do Natal.

A nova estátua, do escultor Emanuel Câmara, tem três metros e meio de altura e pesa 4 toneladas, sendo a maior estátua de Iemanjá confeccionada na história do RN.

Inicialmente com entrega prevista para próximo dia 8 de dezembro, a escultura deverá passar por processos complexos de finalização e um forte trabalho de logística para ser retirada com segurança do ateliê do artesão até a Praia do Meio, onde será fixada numa base de um metro que ainda conta com detalhes que simulam as ondas do mar.

Os setores de Engenharia e Patrimônio da Prefeitura do Natal endossaram a necessidade de uma nova data diante da complexidade da finalização da obra, transporte e manuseio com segurança.

Segundo Pai Magno de Xangô, da Comissão Permanente dos Povos de Terreiros do RN (COPPT), 27 cidades estão envolvidas na mobilização para a entrega da nova estátua de Iemanjá. Para dia 2 de fevereiro, estão previstas também apresentações musicais, banho de pétalas na chegada de Iemanjá e outras atividades. “Há uma grande mobilização em 19 cidades, além de toda Grande Natal, totalizando algo em torno de 27 cidades confirmadas para esta data histórica”.

O escultor Emanuel Câmara esteve na sede da Secretaria de Cultura mostrando as complexidades que cercam a finalização do projeto, transporte e remoção do local de confecção até a Praia do Meio. Diante da magnitude da obra e as milhares de pessoas mobilizadas, se optou por uma data representativa para a nova obra. “O Dia de Iemanjá é a maior festa em honra a este orixá. Atualmente, a data conta com devotos do candomblé e da umbanda, em sua maioria. O nome Iemanjá é derivado da expressão Iorubá”.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.