RN

No RN, Cruzeta e Jardim do Seridó entram em colapso de abastecimento

Foto: Alex Régis
Foto: Alex Régis

Mais duas cidades passam a integrar a lista de sistemas em colapso no Rio Grande do Norte. Agora, nessa condição os municípios de Cruzeta e Jardim do Seridó, as duas na região Seridó. Cruzeta, que tem pouco mais de 8 mil habitantes, estava sendo abastecida pelo açude local, que secou.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vinha atendendo em esquema de rodízio, mas o baixo nível do manancial inviabilizou o abastecimento. Segundo a gerente da Regional de Caicó da Caern, Rosy Gurgel, técnicos da companhia vão realizar a limpeza de um conjunto de poços desativados localizados na bacia do açude.

Esses poços estavam submersos e ressurgiram com a baixa do nível da água. De acordo com Rosy, a limpeza será feita na próxima semana. Depois, será feita análise da água. Se ela estiver própria para consumo vai atenuar a situação de desabastecimento da cidade. Jardim do Seridó entrou em colapso depois que o nível do açude Passagem das Traíras tornou inviável a captação.

A Caern já havia feito a mudança do ponto de captação a fim de permitir que o fornecimento fosse feito por mais tempo. Mas agora, a situação não permite nova realocação.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.