Natal Shopping se prepara para melhor receber pessoas com autismo
Mariana e Matheus, de 12 anos; jornalista encontrou forma lúdica de levar filho para o estacionamento - Cedida

Natal Shopping se prepara para melhor receber pessoas com autismo

O Natal Shopping encerra este mês, que por meio da campanha Abril Azul chama as atenções para as particularidades sobre o Transtorno do Espectro Autista, colocando em prática mais uma ação de acolhimento a esse público: o estacionamento do empreendimento agora possui uma vaga exclusiva para pessoas com TEA.

É um objetivo da instituição dispor de toda a estrutura necessária para melhor receber os autistas. Assim que for possível, estão previstos treinamentos internos para a equipe do shopping e a realização de eventos inclusivos, a exemplo do Cine Azul, que acontecia antes da pandemia: sessão de cinema especial para pessoas com distúrbios sensoriais com iluminação diferenciada, som mais baixo e maior liberdade na plateia.

“Nosso propósito é entender como podemos melhorar os nossos serviços para receber esse público da melhor forma possível e atender suas necessidades específicas. Essa vaga pode ajudar famílias de crianças com autismo que precisam de mais praticidade e conforto para estacionar e resolver suas demandas no shopping. Se mais vagas forem necessárias, podemos ampliar, por exemplo”, afirma Felipe Furtado, superintendente do Natal Shopping.

A jornalista Mariana Pinto, mãe de Matheus, de 12 anos, conta que por muitos anos, ir ao shopping com o filho significava não saber como seria o fim do passeio. “Tirá-lo do shopping, muitas vezes, o desestabilizava, pois ele queria continuar lá. Uma das grandes questões, quando isso acontecia, era: ‘como chegar ao carro?’. Afinal, muitas vezes estacionávamos longe por falta de vaga. Era preciso levá-lo no colo, ou nas costas, que foi uma forma lúdica e menos invasiva que encontrei”, relata.

Ela acredita que dispor de vagas de estacionamento direcionadas para autistas vai ajudar pais e mães que vivem essa situação, e que, muitas vezes, evitam ir ao shopping por receio da reação dos filhos. “Sem dúvida alguma, essa iniciativa ajudará diversas famílias e fará da ida ao shopping um passeio mais feliz”, afirma.

Simbolicamente, o Natal Shopping está iluminado na cor azul, que representa a conscientização sobre o distúrbio que atinge mais os meninos do que as meninas. A instituição tem como objetivo oferecer sempre um canal aberto para a população sugerir boas práticas na inclusão de pessoas com necessidades especiais. Para isso, disponibiliza o e-mail do marketing para contatos sobre o tema: marketing.nat@natalshopping.com.br.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: