DestaquesUniverso

Nasa revela que há evidências de lagos e rios antigos em Marte

Pesquisadores acreditam que há milhões de anos Marte era um planeta bastante semelhante à Terra

A busca por sinais de vida no Universo sempre intrigou a humanidade, e até mesmo no meio científico é um ponto de divergências. Uma descoberta da Nasa, Agência Espacial Norte-Americana, pode aquecer esse debate. Pesquisadores acreditam que há milhões de anos Marte era um planeta “mais quente e úmido”, bastante semelhante à Terra.

Embora Marte seja hoje “um planeta muito seco […] há evidências [da existência] de lagos e rios antigos” e que “pode ​​até ter um oceano raso”, explica a cientista Becky McCauley Rench em um vídeo postado recentemente no canal do YouTube da agência espacial norte-americana.

A diferença entre o planeta vermelho e o nosso planeta é que, a Terra desenvolveu camadas tectônicas e, eventualmente, a própria vida, enquanto em Marte a “atividade geológica diminuiu” e a água foi perdida, o que explica porque hoje eles são “dois planetas muito diferentes”.

A razão pela qual estudar Marte é “tão fascinante” – argumenta Rench – é que, ao fazê-lo, entendemos melhor o passado e o futuro desse planeta, bem como a evolução da Terra e do planeta em nosso sistema solar e “além”.

No vídeo aparecem imagens que recriam como seria a aparência do planeta vermelho com água naquela época.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo