NASA planeja habitar Vênus através de cidades flutuantes

NASA planeja habitar Vênus através de cidades flutuantes

NASA planeja habitar Vênus através de cidades flutuantes

Romário Nicácio janeiro 13, 2015 Ciência

Todo mundo está ansioso para começar a povoar com seres humanos o planeta Marte, principalmente por causa de suas qualidades semelhantes à Terra. De todos os planetas do sistema solar, Marte é o que possui a química atmosférica mais similar com a da Terra e sua temperatura média não é excessivamente fria ( -63 o C ) também. Além disso, tanto a Terra quanto Marte têm grandes calotas polares, que se acredita ser predominantemente composto por gelo de água.

Mas o que dizer de Vênus, nosso vizinho mais próximo? Vênus é realmente muito semelhante à Terra. Tanto é assim que ele é muitos vezes descrito como gêmeo da Terra. Os dois planetas são semelhantes em tamanho, massa, densidade, gravidade e composição. Então, por que não estamos tentando fazer com que os seres humanos residam em vênus? Bem, provavelmente isso não ocorra devido ao fato de que Vênus é infernal.

É o planeta mais quente do sistema solar, com temperaturas de superfície atingindo 465 o C (870 o F) – o calor é tamanho que chega a ser suficiente para derreter chumbo. Ele também é envolto em uma atmosfera muito densa, com nuvens de ácido sulfúrico tóxicos, e sua pressão superficial é de cerca de 90 vezes maior que a nossa. Trata-se do planeta mais quente do Sistema Solar.

Sabendo disso, uma equipe de cientistas da NASA pretende desenvolver uma “cidade-nuvem” flutuante na atmosfera de Vênus, para que populações humanas possam habitá-la permanentemente.  O Langley Research Center (LaRC), da NASA, parecer ter uma boa solução para inabitabilidade venusiana, ao propor a instalação de uma residência para seres humanos na atmosfera planetária. Batizado de “Conceito Operacional de Alta Altitude em Vênus” (HAVOC), o projeto inclui uma série de instâncias que seriam iniciadas com o envio de um robô à atmosfera para avaliar suas águas e continuaria com uma missão orbital tripulada de 30 dias. Se tudo correr bem, o HAVOC poderá se transformar em uma cidade flutuante que abrigará a presença permanente do homem em Vênus.

A missão contempla o uso de aeronaves de hélio, movidas à energia solar e que flutuariam a 50 km sobre a superfície de Vênus, onde a temperatura ainda é moderada.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos