Destaques, RN

Mutirão do HUOL oferece 1200 avaliações gratuitas de tireoide

HUOL
Hospital Universitário Onofre Lopes (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira, 26, o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) realiza um mutirão para diagnosticar alterações na glândula que produz hormônios essenciais para o funcionamento do organismo: a tireoide. A ação, coordenada pela médica endocrinologista Fátima Baracho, tem como meta atingir 1200 atendimentos gratuitos, independente de agendamento, com realização de exame clínico para triagem de alterações e imediata oferta de diagnóstico por imagem dos casos suspeitos.

“Cerca de 10% da população apresenta algum distúrbio da tireoide. Desse quantitativo, entre 3% e 5% têm nódulos que podem ser malignos. Daí a importância de uma campanha com esse alcance”, destaca a médica.

A tireoide pode aumentar de tamanho homogeneamente ou na forma de nódulos, benignos ou malignos. Quando deixa de produzir hormônios adequadamente ocorre o hipotireoidismo e quando ela produz em excesso, o hipertireoidismo. Ambas situações trazem consequências negativas para o organismo e precisam de tratamento especializado.

A iniciativa acontece das 8h às 17h e está inserida no 2º Mutirão Nacional da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), cujo Dia D será 31 de maio.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.