Ministério do Meio Ambiente fecha unidade do Projeto Tamar em Parnamirim

Ministério do Meio Ambiente fecha unidade do Projeto Tamar em Parnamirim

Ministério do Meio Ambiente fecha unidade do Projeto Tamar em Parnamirim

Rafael Nicácio maio 29, 2020 Destaques

O Projeto Tamar, iniciativa dedicada à conservação de tartarugas marinhas, anunciou o fechamento de três unidades. Em portaria publicada no “Diário Oficial da União”, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou a extinção das bases de Arembepe, em Camaçari, na Bahia; de Parnamirim, no Rio Grande do Norte; e de Pirambu, no Sergipe. Responsável pelo Tamar, o órgão é subordinado ao Ministério do Meio Ambiente, liderado por Ricardo Salles.

Ainda segundo a portaria, 17 bases avançadas dos Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação, incluindo uma unidade do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav) na região metropolitana de Natal, só seguirão ativas se houver “necessidade de ações de pesquisa e conservação conduzidas pelo centro para a localidade, durante todo o período do ano, comprovada por meio dos projetos de pesquisa ou de conservação e de planos de trabalho aprovados”.

O ministro divulgou um comunicado na sua conta no Twitter, explicando a situação. Segundo o texto, assinado pelo presidente do ICMBio, Homero de Giorge Cerqueira, a proposta de fechamento das unidades partiu do próprio Tamar e foi feita no fim do ano passado, já que os locais deixaram de contar com servidores que realizassem as atividades finalísticas. Além disso, segundo a nota, o encerramento permitirá uma melhor alocação de recursos do ICMBio. A medida passa a valer a partir de julho.

Outros artigos

Urbanização da Praia de Pirangi avança

junho 12, 2021

Urbanização da Praia de Pirangi avança

Os serviços da urbanização da orla de Pirangi seguem avançando, em Parnamirim. Nesta semana foi iniciada a construção de um muro de contenção, que vai permitir o as...