DestaquesEconomiaMundo

Menos dólar, mais bitcoin: a adoção generalizada da criptomoeda em El Salvador

Cidadãos de El Salvador estão trocando suas economias em dólares americanos por moedas digitais

O bitcoin, criptomoeda descentralizada que utiliza a tecnologia blockchain, está sendo cada vez mais impulsionado à medida que os cidadãos de El Salvador trocam suas economias em dólares americanos por moedas digitais.

No sábado (16) à noite, por meio de sua conta no Twitter, o presidente do país centro-americano, Nayib Bukele, ofereceu algumas estatísticas da carteira bitcoin habilitada pelo governo, chamada ‘Chivo’, que indica que os salvadorenhos estão inserindo muito mais dólares americanos [para comprar moeda digital] do que retirando dos caixas eletrônicos ‘Chivo’, onde são realizadas as operações com bitcoin no país.

Ainda de acordo com o presidente de El Salvador, no dia 16 de outubro foram recebidos 24.076 pedidos de remessas nos caixas eletrônicos ‘Chivo’, totalizando US$ 3.069.761,05 em um dia. 

O aumento nas conversões de dólares americanos para bitcoins por salvadorenhos pode indicar uma mudança no pensamento dos investidores , que inicialmente relutaram em adotar a criptomoeda como moeda oficial. A alta do bitcoin influencia também em outras criptomoedas, como a VeChain, que pode valorizar mais de 2.700% nos próximos meses.

No entanto, muitos usuários reclamaram do funcionamento do aplicativo de carteira ‘Chivo’ em resposta à postagem. “Estou com um problema sério: não me deixa recarregar. Foram dois dias muito estressantes, ontem e hoje”, relatou um internauta. Outro usuário afirmou que a carteira tem “muitos” problemas de segurança: “Eles pegaram meu bitcoin sem precisar do meu pin, como isso é possível?”

Bitcoin como moeda oficial de El Salvador

No dia 7 de setembro, entrou em vigor em El Salvador o uso do bitcoin como moeda oficial, a partir de uma lei aprovada em junho passado pela Assembleia Legislativa, por maioria pró-governamental, que o tornou o primeiro país do mundo a permitir o uso desta criptomoeda como legal.

Porém, sua implementação não foi fácil. Do Fundo Monetário Internacional (FMI) houve críticas para a aprovação do regulamento e em El Salvador houve protestos de quem se recusou a usar bitcoin, em um dos quais um estande do caixa eletrônico ‘Chivo’ foi queimado em um ponto de São Salvador.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo