DestaquesMundoSaúde

Médicos fazem 1º transplante de coração de porco em humano

"Eu quero viver. Eu sei que é um tiro no escuro, mas é minha última opção", disse o paciente

Um grupo de cirurgiões americanos é o primeiro no mundo a implantar coração de um porco geneticamente modificado em um ser humano, um paciente que não poderia receber um transplante tradicional devido à sua condição médica. A operação foi realizada na última sexta-feira (8), informou o Centro Médico da Universidade de Maryland (EUA).

Três dias após a cirurgia experimental a que foi submetido, David Bennett, 57, diz que se sente bem. De acordo com a AP News, o porco foi submetido a um procedimento de modificação genética para que não tivesse um tipo de açúcar que levasse à rápida rejeição pelo corpo humano. “Este transplante de órgãos demonstra pela primeira vez que o coração de um animal geneticamente modificado pode funcionar como um coração humano, sem rejeição imediata pelo organismo”, diz o comunicado do centro médico.

O paciente permanecerá sob supervisão especial de especialistas pelas próximas semanas, para terem certeza de que o órgão “oferece benefícios que salvam vidas”.

Um dia antes da operação, Bennett disse que em sua situação havia apenas duas opções: “Morrer ou fazer esse transplante”. “Eu quero viver. Eu sei que é um tiro no escuro, mas é minha última opção”, disse ele.

Doutor Bartley Griffith e Paciente David Bennett em Baltimore, Maryland, EUA, janeiro de 2022 (Foto: Dr. Bartley Griffith / Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland)

Bartley P. Griffith, que transplantou o coração do paciente, afirmou que esta cirurgia “nos leva um passo mais perto de resolver a crise de escassez de órgãos”, já que até agora simplesmente não há o número necessário de corações humanos disponíveis para isso. “Estamos agindo com cautela, mas também estamos otimistas de que esta cirurgia pioneira no mundo fornecerá uma nova opção importante para os pacientes no futuro”, disse ele.

Como parte do tratamento, os especialistas combinam um novo medicamento com outros que devem suprimir o sistema imunológico e evitar a rejeição pelo organismo.

Segundo dados oficiais, aproximadamente 110 mil americanos estão atualmente esperando por um transplante de órgão e mais de 6 mil morrem a cada ano antes de recebê-lo.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.