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Mais família e menos notícia: os motivos por trás da mudança do Facebook

2017 foi um ano turbulento para o Facebook. O crescente problema das Fake News e a controvérsia sobre a interferência de agentes russos que usaram a rede social para influenciar os resultados das eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos vem jogando uma enxurrada de críticas para a plataforma. Com isso, os últimos tempos reforçaram as opiniões de pesquisadores e usuários que questionam a influência que as redes sociais podem ter na sociedade .

Sob este contexto, no dia 11 de janeiro, Mark Zuckerberg emitiu uma declaração sobre seu perfil público, no qual antecipou algumas das mudanças que a rede social teria nos próximos meses. A nova fórmula dará preferência aos conteúdos de familiares e amigos em detrimento de vídeos virais e notícias publicadas por mídia e empresas.

“Ao lançar isso, você verá menos conteúdo como mensagens de empresas, marcas e meios de comunicação. O conteúdo que você vê vai será ajustado para os seus amigos e as pessoas importantes que promovam interações significativas entre as pessoas”, disse o fundador do Facebook em sua publicação.

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Foto: divulgação

As mudanças que já estão sendo implementadas em mais de 2.000 milhões de usuários da rede social quebraram a tendência que o Facebook seguiu nos últimos anos, priorizando a plataforma como um site de notícias e focando muito em seus negócios – precisamente no pagamento de publicidade por mídia e marcas para aumentar sua disseminação. Zuckerberg terminou sua nota dizendo que “algumas notícias ajudam a iniciar conversas sobre tópicos relevantes, mas muitas vezes, assistir a vídeos, ler notícias ou atualizar páginas é uma experiência passiva”.

Nesta “experiência passiva” que Zuckerberg denomina e a imagem ruim gerada pela disseminação de notícias perturbadoras e muitas vezes falsas, é onde a iniciativa do Facebook surgiu por causa da destruição de seu algoritmo: a primeira coisa que você deseja ver quando você entra no rede

Apenas um mês antes deste anúncio, a empresa publicou em seu blog um extenso artigo escrito por seu diretor de pesquisa, David Ginsberg, e Moira Burke, psicóloga social e pesquisadora científico da empresa. O relatório analisou como o Facebook acredita que está nos afetando em nossas relações sociais e nosso humor. Um raio-X das coisas boas e ruins que possui a rede social.

Usar o Facebook passivamente nos deixa pior

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Foto: Geralt / Portal N10 / Pixabay

O artigo, chamado “Perguntas difíceis: o tempo gasto em mídia social é ruim para nós?”, usou de um estudo da Universidade de Michigan em que um grupo de estudantes foi convidado a fazer uso normal da rede social por 10 minutos e outro grupo (usando do mesmo tempo) sendo livres para abrir links, interagir ou comentar como desejarem. Tudo isso é claro antes da última atualização, dando preferência às notícias e vídeos sobre as fotos ou atualizações de nossos contatos.

O resultado foi que os alunos que “leram” o Facebook sem abrir o bate-papo ou diretamente aos perfis de família ou amigos estavam em pior estado de espírito no final do dia . Além disso, foi adicionado a este outro experimento realizado pelo próprio Facebook com o professor Robert Kraut, da Universidade Carnegie Mellon , que concluiu que as pessoas que enviaram ou receberam mais mensagens, comentários e publicações com seus familiares e amigos íntimos relataram melhorias no suporte social e seu humor ao combater a depressão e a solidão.

“A capacidade de se conectar com familiares, colegas de classe e amigos é o que atraiu muitos de nós para o Facebook em primeiro lugar. Não é de estranhar que estar em contato com essas pessoas amadas nos dá alegria e fortalece nosso senso de comunidade. Transmitir atualizações de status não é suficiente para alcançá-lo, as pessoas tiveram que interagir umas com as outras em sua rede, indo conversar ou vendo perfis específicos de seus amigos”, escreveu Burke e Ginsberg, pesquisadores do Facebook.

Deixando de lado as notícias do Facebook

As hipóteses que eles extraem em seu artigo falam de um fato que outros estudos já descreveram: o uso do Facebook como “lugar de notícias” pode influenciar uma visão negativa em um momento em que as fake news foram propagadas e onde as que geram mais comentários tendem a ser publicações de questões preocupantes ou controversas que geralmente geram tensão. As notícias viriais e seus compartilhamentos no Facebook são regidos principalmente por impulsos emocionais.

Com isso, os argumentos que levaram o Facebook a mudar seu algoritmo emanam dessas investigações. Conforme descrito no boletim de notícias da rede social, podemos ver, em primeiro lugar, a última foto de nossos amigos, a atualização de um membro da família que não vimos há muito tempo e, no fundo, esse link informativo ou publicação que pode lidar com um tópico que nos interessa ou que também nos enriquece ou gere discussão.

Para eles, isso será adicionada à luta da plataforma contra a percepção mais ou menos difundida de que as redes são uma perda de tempo. “As pessoas se conectam significativamente on-line, ou eles simplesmente estão consumindo atualizações triviais e memes polarizáveis ​​à custa do tempo com seus entes queridos? Queremos que o Facebook seja um lugar para interações significativas com amigos e familiares, melhorando seus relacionamentos off-line, sem prejudicar seu valor”

Atrás desta atualização, o Facebook tenta obter um ambiente mais amigável novamente, mas não apenas para seus usuários, mas porque isso lhe interessa. O relatório dos pesquisadores, como o post de Zuckerberg, enfatiza que as interações com amigos e familiares são “interações significativas”, o que faz com que o usuário queira retornar à plataforma para ver se uma pessoa respondeu, por exemplo.

Na verdade, pesquisadores do Facebook mencionam que, para se beneficiar psicologicamente e socialmente da rede, temos que interagir mais. “Os estudos nos dizem que quando as pessoas passam muito tempo consumindo informações passivamente, lendo, mas não trocando ações com as pessoas, eles relatam que depois sentem-se pior […] Em resumo, nossa pesquisa e literatura acadêmica sugerem que o importante é como usar redes sociais e não parar de usá-las”.

No mesmo sentido, o Facebook também trabalhou na implementação de novas ferramentas que tornam a nossa estadia na rede social mais agradável, mesmo que não tenha relação com o que não gostamos. A plataforma está instalando opções para silenciar uma pessoa por 30 dias, se considerarmos que suas publicações não são benéficas para nós.

Notinha

Teremos que esperar para ver se o novo Facebook, como denominam seus desenvolvedores, é um lugar melhor (ou não) para se relacionar.

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