Notícias

Mais de 3 mil tornozelados serão monitorados durante o Carnaval no RN

Com a Operação Carnaval, a SEAP espera minimizar os riscos de violação das condições estabelecidas pela Justiça e contribuir para um Carnaval mais tranquilo

A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) do Rio Grande do Norte iniciou a Operação Carnaval nesta sexta-feira, dia 10 de fevereiro. A operação tem como objetivo intensificar a fiscalização das pessoas monitoradas com tornozeleira eletrônica no estado, incluindo as áreas de Carnaval, e ampliar o patrulhamento externo das unidades prisionais.

A fiscalização é realizada pela Central de Monitoramento Eletrônico (CEME), em conjunto com o Departamento Tático Operacional (DOT), o Grupo de Operações Especiais (GOE), o Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC) e o Grupo de Escolta Penitenciária (GEP). Atualmente, a CEME monitora 3.017 pessoas, a maioria em regime semiaberto, com medida judicial para dormir no domicílio informado à Justiça. Além disso, são acompanhados tornozelados com medidas protetivas (95), cautelares (551) e mulheres vítimas de violência doméstica que utilizam botão do pânico (16).

A prioridade da fiscalização são os casos envolvendo tornozeleiras rompidas, descarregadas, violação do horário de recolhimento domiciliar e registros relativos à Lei Maria da Penha. De acordo com o vice-diretor da CEME, policial penal Thiago Freire, “no caso do rompimento da tornozeleira, a regulamentação nos permite a detenção do monitorado“. Nos demais casos, a CEME envia um relatório à Justiça para adoção das medidas cabíveis, que podem variar desde uma sanção disciplinar até a regressão para o regime fechado.

A SEAP determinou rigor na segurança interna das unidades prisionais, com incremento das revistas pessoais e das estruturas das celas e áreas comuns de acesso dos privados de liberdade. Além disso, o comandante do DOT, policial penal Leonardo Alves, explicou que a SEAP ampliou o patrulhamento externo das áreas prisionais como forma de amplificar o nível de segurança.

Deixar o equipamento descarregar ou não estar no domicílio à noite são consideradas faltas graves. “Se a tornozeleira permanecer mais de 24 horas descarregada, o monitorado pode ser recolhido pela Polícia Penal“, afirmou Thiago Freire.

A intensificação da fiscalização é uma medida necessária para garantir a segurança e o cumprimento das medidas judiciais por parte dos monitorados. Com a Operação Carnaval, a SEAP espera minimizar os riscos de violação das condições estabelecidas pela Justiça e contribuir para um Carnaval mais tranquilo e seguro no estado do Rio Grande do Norte.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.