Concurso PúblicoDestaques

Macaíba: lei reserva 20% das vagas em concursos públicos para negros e indígenas

Medida já será incluída no novo edital da administração e no certame da Guarda Municipal

O prefeito de Macaíba, Emídio Jr., sancionou a Lei nº 2.270/2022 que estabelece a reserva de 20% das vagas oferecidas em concursos públicos para as pessoas negras e indígenas.

A Lei foi publicada no Diário Oficial do Município, na última segunda-feira (18), e já será implementada no novo edital do concurso público da administração municipal, que será divulgado em breve, e do certame para a Guarda Municipal.

De acordo com as normas, a reserva de vagas será aplicada sempre que o número de vagas oferecidas no concurso for igual ou superior a três; os editais dos certames deverão especificar o total de vagas correspondentes à reserva para cada cargo e, para concorrer às vagas reservadas, os candidatos devem se autodeclarar negros e indígenas, conforme o quesito cor ou raça estabelecido pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Lei também prevê que, em caso de declaração falsa, o candidato será eliminado do concurso público e, caso tenha sido nomeado, a admissão no cargo estará sujeita à anulação, após procedimento administrativo.

Os candidatos negros e indígenas concorrerão simultaneamente às vagas de ampla concorrência, de acordo com sua classificação no concurso público e, os candidatos aprovados dentro das vagas para ampla concorrência, não serão computados para preenchimento nas vagas reservadas.

Mais informações sobre a nova Lei podem ser obtidas no Diário Oficial do Município, clicando aqui.


Se você quer ficar por dentro das novidades de concurso público e processo seletivo no Rio Grande do Norte, participe do nosso grupo no Facebook (clique aqui). Quer bolsa de estudo com até 70% de DESCONTO? Clique aqui e saiba mais!

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.