Notícias

Lula defende relação comercial Brasil-China e Estados Unidos reagem

Governo americano tem demonstrado preocupação com a influência chinesa na América Latina

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim nesta sexta-feira (14). Durante o encontro, Lula afirmou que “ninguém proibirá o Brasil de melhorar sua relação com a China”.

O encontro também teve como objetivo a intensificação das relações entre os dois países em áreas como ciência e tecnologia, estratégias para combater as mudanças climáticas, energia limpa e produção de carros e ônibus elétricos.

Os Estados Unidos, por sua vez, consideram a empresa chinesa Huawei como “um risco para a segurança nacional”. Porém, Lula visitou a empresa em Pequim e afirmou que isso mostra que o Brasil não tem preconceitos em suas relações com os chineses.

Lula chegou a Pequim acompanhado de uma grande comitiva e de sua esposa, Janja, e foi recebido com honras no Grande Salão do Povo, situado na famosa praça da Tiananmen. O presidente brasileiro considera esse encontro como um dos “mais importantes” do início de seu mandato.

Brasil e China assinaram 15 acordos, entre eles o intercâmbio de tecnologias de semicondutores, o 5G, 6G e a construção do satélite CBERS-6, que permitirá o monitoramento da Amazônia. Além disso, outro acordo de destaque é a realização de transações comerciais diretamente em reais e yuanes, para evitar a dolarização e facilitar o comércio entre as partes.

Como principal parceiro comercial do Brasil, a China importou em 2022 produtos brasileiros no valor de mais de US$ 89,7 bilhões, com soja e minerais como itens principais. Já as exportações chinesas para o país sul-americano chegaram a quase US$ 60,7 bilhões para o mesmo período.

Lula e Xi tiveram um jantar a portas fechadas após o encontro oficial. Apesar de uma coletiva de imprensa estar prevista na Embaixada do Brasil em Pequim, ela foi cancelada.

Os acordos comerciais entre Brasil e China têm uma importância significativa para a economia brasileira, mas as relações com os Estados Unidos podem ser afetadas. O governo americano tem demonstrado preocupação com a influência chinesa na América Latina e as relações estreitas entre Brasil e China podem gerar desconfiança por parte dos Estados Unidos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.