Notícias

Licitação do transporte público de Natal é novamente adiada; Brisa cobra explicações

Vereadora apresentou requerimentos ao executivo municipal na retomada dos trabalhos da Câmara Municipal de Natal, nesta terça-feira (2)

A saga para o lançamento da licitação do transporte público de Natal ganhou um novo adiamento. Sem data para o certame e os detalhes sobre a decisão de adiar, a vereadora Brisa Bracchi (PT) protocolou três requerimentos, durante a sessão da Câmara Municipal (CMN) desta terça-feira (2), cobrando explicações da Prefeitura do Natal sobre a medida.

Hoje protocolamos três requerimentos endereçados à Prefeitura, à Procuradoria Geral do Município e à STTU porque nem nós, nem a população aguentamos mais esse empurra-empurra da licitação. Nós precisamos de uma ação concreta do município e de informações precisas. Aqui cito em especial duas perguntas que precisamos das respostas: qual o andamento da análise do edital da licitação? E qual a previsão da conclusão desse processo?”, questiona a vereadora.

Durante uma sabatina realizada pelos vereadores e as vereadoras no final de março, Daliana Bandeira, titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), confirmou o prazo de 120 dias para o lançamento do edital. Em outra oportunidade, durante uma audiência pública na CMN, o representante da STTU na oportunidade, Tácio Cavalcanti, afirmou que a minuta do edital estava na Procuradoria Geral do Município para análise jurídica. Agora, em agosto, a STTU informa o adiamento do lançamento do edital sem divulgar um novo prazo.

O transporte público na capital potiguar funciona sem licitação. O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (SETURN) opera o sistema das linhas de ônibus sem nenhum contrato com a Prefeitura do Natal, o que resulta na insegurança jurídica desta relação e faz com que as empresas, por exemplo, abandonem linhas de ônibus que julguem não serem rentáveis, sem nenhum aviso prévio à população.

Para a vereadora Brisa Bracchi a licitação assegura o direito dos natalenses ao transporte público. “É inadmissível que as paradas continuem sem abrigos, que as linhas dos ônibus continuem com circulação tão reduzida e que os veículos circulem tão lotados. Não existe solução mágica para isso, mas existe a função e a obrigação do poder público, da Prefeitura, cobrar as empresas que estão operando as linhas de ônibus de Natal. A licitação representa muito mais que uma necessidade formal ou burocrática, ela representa o instrumento jurídico que assegura, de fato, o transporte público”, reivindica.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.