Notícias

Lei da Terceirização: como se prevenir financeiramente

A proximidade do Dia do Trabalho (1º de maio) e a perda de 63,6 mil vagas de emprego com carteira assinada em março deste ano, de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), levantam a discussão sobre a Lei da Terceirização.

Com ela, muitos trabalhadores brasileiros poderão passar a exercer a sua profissão como profissionais liberais. De acordo o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, é importante saber como se prevenir financeiramente, especialmente em relação a perda de benefícios.

“De que adianta ter vantagens, como uma renda maior, conseguir fazer seu próprio horário e ter poder de decisão e liberdade, além de não sofrer os impactos diretos do desemprego por não depender das vagas disponíveis no mercado, se o profissional não tiver educação financeira para controlar a renda variável?”, questiona Domingos.

A lei foi sancionada parcialmente e com a regulamentação os empregadores poderão contratar trabalhadores terceirizados para exercerem cargos nas atividades-fim (que são essenciais para o funcionamento da empresa, como professores em escolas, médicos em hospitais, etc.). Antes, era permitido terceirizar apenas as atividades-meio (como limpeza, vigilância e contabilidade, por exemplo).

Confira 6 orientações para profissionais liberais:

1- Proteção à renda

Na ausência de contribuição para o FGTS e acesso a seguros de vida e invalidez, é imprescindível ter uma reserva financeira para imprevistos que o impossibilitem de trabalhar – infelizmente, ninguém está livre disso – e outra específica para a aposentadoria sustentável, para que possa deixar de trabalhar mantendo o padrão de vida desejado;

2- Renda variável

Como a quantia de dinheiro recebida pode ser muito boa em alguns meses – melhor do que de um colaborador fixo de uma empresa – e em outros meses ser bem menor, é crucial saber administrar as finanças, acompanhando os ganhos e sabendo para onde está indo cada centavo do seu dinheiro, poupando sempre para os sonhos e preservando a reserva para imprevistos;

3- Plano de saúde

Neste cenário, a responsabilidade de manter um plano de saúde (pessoal ou familiar) dependerá exclusivamente do profissional. A vantagem de ter um plano de saúde empresarial é que os preços costumam ser mais acessíveis do que se o pacote for contratado de forma independente. Portanto, é importante fazer pesquisas e considerar a possibilidade de contratar planos para casais ou famílias, que costumam sair mais em conta;

4- Alimentação e transporte

Já que não terá vale refeição ou vale transporte, é importante estimar o valor médio a ser gasto diariamente, evitando ultrapassar a quantia estimada semanal ou mensalmente. Estas despesas costumam gerar descontrole mesmo para profissionais que recebem benefícios, logo é importante ter um bom controle de gastos;

5- Investimento na carreira

Para o profissional liberal, é muito importante traçar os objetivos que deseja alcançar em sua carreira. É preciso criar uma poupança apenas para o aperfeiçoamento profissional, incluindo, também, o necessário investimento periódico em materiais utilizados no trabalho. Portanto, procure saber os preços das ferramentas/meios que você precisa para desenvolver o seu trabalho.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.