Mundo

Justiça autoriza extradição do traficante ‘El Chapo’ aos EUA

el-chapo
Foto: Reprodução / ABC News

(ANSA) – A justiça mexicana autorizou nesta segunda-feira (9) a extradição para os Estados Unidos do narcotraficante Joaquín “El Chapo” Guzmán, preso no último dia 8 de janeiro após seis meses de fuga. No último fim de semana, o criminoso já havia sido transferido sem aviso prévio a uma penitenciária de Ciudad Juárez, município do norte do México que fica grudado em El Paso, já no estado norte-americano do Texas.

El Chapo é alvo de processos na Califórnia por formação de quadrilha e narcotráfico, e sua extradição ainda depende de uma decisão do governo mexicano, embora isso seja dado como certo. Logo após a captura do criminoso, o presidente Enrique Peña Neto havia prometido fazer de tudo para garantir sua expulsão.

Ex-chefe do cartel de Sinaloa, El Chapo foi preso no último dia 8 de janeiro, seis meses depois de sua fuga cinematográfica da penitenciária de segurança máxima Altiplano I, na qual usou um túnel de 1,5 km. Ele chegou a ser considerado o segundo homem mais procurado do mundo, atrás apenas do fundador da Al Qaeda, Osama bin Laden.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.