Notícias

Jornada de trabalho de quatro dias pode aumentar a produtividade, aponta estudo

Novo estudo apontou uma melhora do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Um estudo envolvendo quase 3.000 funcionários comprovou que a jornada de trabalho de quatro dias pode ser benéfica tanto para os trabalhadores quanto para as empresas. A pesquisa foi realizada no Reino Unido com a participação de 61 empresas durante seis meses, e os resultados mostraram um aumento de 1,4% na produtividade.

Desenvolvimento do estudo

Durante os dois meses de preparação para os participantes, houve workshops, treinamentos, mentoria e suporte mútuo. As empresas, de diversos setores e tamanhos, não precisaram adotar nenhum modelo específico de redução de tempo, desde que o pagamento fosse mantido em 100% e os funcionários tivessem uma redução “significativa” na carga horária.

Cada empresa desenhou sua política de acordo com seu setor, desafios organizacionais, estruturas departamentais e cultura de trabalho. Assim, uma variedade de semanas de quatro dias foram desenvolvidas, de modelos clássicos, como a “sexta-feira de folga”, a estruturas “escaladas”, “descentralizadas”, “anualizadas” e “condicionais”.

Resultados

Os funcionários trabalharam um dia a menos por semana, sem nenhuma redução salarial, e relataram níveis menores de estresse. Isso se traduziu em melhorias em seu bem-estar físico e mental, com uma diminuição de 40% nos problemas de sono e uma redução de 71% no esgotamento e estresse.

Alguns trabalhadores relataram a superação do “síndrome do domingo”, que é a ansiedade experimentada no dia anterior à jornada de trabalho. Além disso, 43% dos funcionários relataram melhorias na saúde mental, como menos ansiedade e emoções negativas.

Outro resultado importante foi a melhora do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Os funcionários relataram ter mais facilidade para conciliar trabalho com compromissos familiares e sociais, e 54% disseram que era mais fácil equilibrar o trabalho com as tarefas domésticas. Além disso, eles ficaram mais satisfeitos com suas finanças, relacionamentos e gerenciamento de tempo.

Além dos benefícios para os funcionários, os resultados do teste também mostraram que a semana de trabalho de quatro dias pode ser benéfica para os negócios. As receitas das empresas participantes permaneceram amplamente as mesmas durante o período do teste, aumentando em média 1,4% – quando ponderadas pelo tamanho da empresa.

Quando comparado com um período semelhante dos anos anteriores, as organizações relataram um aumento médio de receita de 35%, o que indica um crescimento saudável durante este período de redução da carga horária de trabalho. Além disso, houve uma diminuição significativa do número de funcionários que deixaram as empresas participantes, caindo em 57% durante o período do teste.

Melhora no trabalho

Embora muitas empresas prefiram as jornadas de oito horas diárias, cinco dias por semana, para permitir que os funcionários tenham mais tempo para concluir suas tarefas, a pesquisa mostrou que uma jornada de trabalho mais curta motivou os trabalhadores a melhorar seus processos de trabalho para cumprir as metas mais rapidamente.

Embora a ideia pareça absurda à primeira vista, reduzir a jornada de trabalho pode aumentar a produtividade. Os resultados do estudo sugerem que a produtividade não depende do tempo gasto na tarefa, mas sim da maneira como ela é realizada. A jornada reduzida permite que os trabalhadores mantenham uma vida pessoal mais equilibrada, o que se traduz em maior bem-estar e menor estresse, levando a uma melhora significativa na produtividade.

Várias empresas que participaram do estudo decidiram manter o modelo de trabalho com uma jornada de quatro dias. Na Espanha, um experimento semelhante será iniciado em breve para testar a viabilidade de uma jornada de trabalho de 32 horas em quatro dias. Embora não se saiba se este será o novo padrão de trabalho, a experiência pode incentivar uma maior flexibilidade no trabalho.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.