Mundo

Investigação na Petrobras chega a estatal italiana

petrobras
Foto: Divulgação

(ANSA) – A estatal italiana Saipem, que presta serviços para companhias petrolíferas, recebeu da Procuradoria de Milão um pedido de documentação sobre um contrato assinado em 2011 entre sua subsidiária na França e a Petrobras. A solicitação se insere no âmbito de um inquérito de corrupção internacional envolvendo a companhia brasileira. Por meio de um comunicado, a Saipem disse ainda não ter sido alvo de notificações por parte das autoridades judiciárias do Brasil.

Nos últimos meses, a imprensa italiana publicou que um ex-colaborador da estatal, João Antonio Bernardi, poderia estar envolvido no esquema de corrupção na petrolífera, investigado pela Operação Lava Jato. “Estamos prestando a máxima colaboração às investigações e já iniciamos, em junho de 2015, verificações internas aprofundadas que ainda estão em curso”, afirma a nota da Saipem, fazendo referência ao período em que foi noticiado o suposto envolvimento de seu ex-funcionário no escândalo.

Por meio de uma offshore, Bernardi teria pago propinas a executivos da Petrobras para garantir à estatal italiana contratos para a construção de gasodutos entre três campos de exploração no Brasil. O responsável pela assinatura desses acordos foi o então diretor de serviços da petrolífera brasileira, Renato Duque, atualmente na prisão. Acrônimo de “Sociedade Anônima de Perfurações e Montagens”, a Saipem pertence à companhia ENI, controlada pelo Ministério de Economia e Finanças da Itália.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.