Notícias

Inverno chegou: veja como prevenir doenças circulatórias na estação mais fria do ano!

Cirurgiã vascular explica por que a circulação pode ficar comprometida nos períodos frios e alerta: pacientes com problemas de saúde devem redobrar a atenção

Com a chegada do inverno, nossa saúde precisa de uma atenção redobrada, sobretudo quando falamos de doenças circulatórias. O frio causa a contração dos vasos sanguíneos, principalmente das artérias periféricas, o que pode ser especialmente perigoso para pessoas que sofrem de obesidade e sedentarismo. Neste artigo, abordaremos o que você precisa saber para se manter saudável e prevenir doenças circulatórias no inverno.

Consequências do frio nas doenças circulatórias

Quando a temperatura cai, o corpo precisa se ajustar e uma das respostas é a contração dos vasos sanguíneos para conservar o calor. No entanto, como explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, essa contração pode ser problemática para quem tem excesso de gordura nas paredes das artérias, dificultando a chegada do sangue a alguns tecidos.

A circulação comprometida pode ser extremamente perigosa, pois eleva os riscos de desenvolvimento de insuficiência arterial periférica, infartos do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). Pessoas com obesidade, alimentação desequilibrada e sedentarismo, especialmente aquelas com predisposição genética ou com doenças como hipertensão e diabetes, devem redobrar o cuidado.

Diabéticos ou hipertensos precisam controlar a doença, praticando exercícios físicos regularmente, mantendo alimentação balanceada e evitando fumar”, esclarece a cirurgiã vascular.

Sintomas de má circulação

O corpo pode dar sinais de circulação comprometida. Se você sentir dormência ou inchaço nos membros, formigamento nas mãos e nos pés, ou mesmo câimbras, dor ao caminhar, paralisia ou fadiga muscular, pode ser um indício de arteriosclerose.

Outro sintoma de má circulação é o fenômeno de Raynaud, onde ocorre uma contração da artéria em reação ao frio, tornando pés ou mãos frios, pálidos e com alteração de coloração.

Diante desses sinais, um médico deve ser consultado imediatamente.

A prevenção é a melhor defesa contra doenças circulatórias no inverno

Embora o tratamento para as doenças circulatórias possa envolver medicamentos ou mesmo cirurgia, a prevenção é sempre a melhor opção. A Dra. Aline enfatiza que a prevenção é especialmente importante para pacientes que já têm alguma doença que contribui para a obstrução das artérias.

Então, como você pode se prevenir contra doenças circulatórias no inverno? Aqui vão algumas dicas:

  1. Vista-se de forma adequada: Use roupas confortáveis e quentes, evitando peças justas que podem comprimir os músculos das pernas e cintura.
  2. Alimente-se bem: Opte por uma dieta rica em fibras, que auxiliam na boa digestão e controle do colesterol, e prefira alimentos com gorduras poli-insaturadas.
  3. Pratique exercícios físicos: O exercício físico regular, sempre sob orientação médica, é essencial para a circulação.
  4. Mantenha um controle adequado da pressão e diabetes: Acompanhamento médico regular e adesão ao tratamento indicado são fundamentais.
  5. Hidrate-se: Beber muita água (entre dois e três litros) por dia ajuda a manter o bom funcionamento do organismo.
  6. Atenção com o uso de meias elásticas: Se usadas sem orientação médica, elas podem piorar a situação.

Lembre-se, o inverno pode ser uma estação agradável e saudável, desde que você tome as devidas precauções para prevenir doenças circulatórias. Mantenha-se atento aos sinais do seu corpo e procure assistência médica sempre que necessário.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.