Notícias

INSS: aposentado que votou no 1º turno já garante prova de vida?

Quem votou no primeiro turno das eleições, por exemplo, já assegurou o recadastramento anual da prova de vida, mesmo que não participe do segundo turno no próximo dia 30 de outubro

A prova de vida para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – algo primordial para a manutenção do benefício, está suspensa até dezembro deste ano e, a partir de janeiro de 2023, as pessoas não vão mais precisar se deslocar aos bancos para fazer a comprovação anual. Boa notícia? Claro que sim!

A partir de agora, caberá ao próprio órgão utilizar as bases de dados do governo federal para checar se os segurados estão vivos. Isso será feito com base no cruzamento de informações, algo que vai acontecer cada vez que os segurados acessarem um dos serviços do governo.

Quem votou no primeiro turno das eleições, por exemplo, já assegurou o recadastramento anual da prova de vida, mesmo que não participe do segundo turno no próximo dia 30 de outubro.

De acordo com Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), basta uma simples participação nas eleições para provar que está vivo.

Tudo o que o segurado do INSS utiliza na plataforma Gov.br serve para alimentar o banco de dados do governo federal e, consequentemente, como comprovação de vida“, informa Adriane.

Procurado, o INSS informou que “até o início de 2023, não será realizado nenhum procedimento (de prova de vida), e o segurado não precisa se preocupar“.

O órgão destaca, porém, que os canais tradicionais para realização do recadastramento anual seguem ativos:

Se for da preferência da pessoa, ela ainda pode usar os terminais de autoatendimento dos bancos ou o próprio aplicativo do Meu INSS. Mas destacamos que o segurado não precisa mais sair de casa para fazer a prova de vida“, acrescenta a nota do INSS.

É importante lembrar que o voto nas eleições, em qualquer candidato, passou a figurar como uma das alternativas válidas para a prova de vida após determinação da Portaria PRES/INSS 1.408/2022, publicada em fevereiro deste ano no Diário Oficial da União (DOU).

A prova de vida para servidores públicos federais inativos e pensionistas da União continua sendo feita somente nos aplicativos Sougov.br e Gov.br ou na agência bancária onde o pagamento é realizado. O procedimento deve ser realizado no mês de aniversário do servidor/beneficiário.

Outras maneiras de realizar a prova de vida do INSS

  • Acesso o aplicativo Meu INSS ou a apps que possuem certificação e controle de acesso
  • Realizar empréstimo consignado com biometria
  • Atendimento presencial em agências do INSS
  • Perícia médica
  • Vacinação
  • Cadastro ou recadastro em órgãos de trânsito ou segurança
  • Atualizações no Cadastro Único (CadÚnico)
  • Emissão ou renovação de documentos, como carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho, entre outros
  • Recebimento de pagamento de benefício com biometria
  • Declaração de Imposto de Renda
  • Os segurados ainda podem realizar a prova de vida presencialmente, em agências bancárias e unidades do INSS

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.