Inscrições para o concurso do Iphan seguem até segunda-feira (16)

julho 14, 2018 0 Por Rafael Nicácio
Inscrições para o concurso do Iphan seguem até segunda-feira (16)

Interessados em concorrer às 411 vagas do concurso público do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tem até a próxima segunda-feira (16) para se inscrever no certame. Os detalhes podem ser conferidos no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Das vagas, distribuídas em todo o país, 104 são para analista I (nível superior), 176 para técnico I (nível superior) e 131 para auxiliar institucional (nível médio). O concurso terá prova objetiva e discursiva, com aplicação em 26 de agosto, em todas as capitais brasileiras. Também haverá avaliação de títulos para os candidatos classificados.

No Rio Grande do Norte, há uma vaga de Analista I, de nível superior para a área 5, que é administrativa. Para o cargo, cujo salário é de R$ 5.035,29, é exigida formação de nível superior em qualquer área.

No cargo de Técnico I, de nível superior, estão disponíveis duas vagas, com o mesmo salário da oportunidade acima. A primeira é para pessoa com formação em Ciências Sociais ou Antropologia, ou que tenha formação em qualquer área com pós-graduação em Antropologia. A segunda oportunidade de nível superior técnico é para Arqueólogo ou pessoa formada em outra área com pós-graduação em Arqueologia.

quarta vaga disponível é para Técnico de Nível Médio, com formação em Edificações. Para esse cargo, o salário é de R$ 3.419,97.

Você sabe o que faz o Iphan e onde ele atua?

Iphan é autorizado a realizar novo concurso público com 411 vagas

Criado em janeiro de 1937, pelo então presidente Getúlio Vargas, o Iphan é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura. Sua principal atribuição é manter a preservação dos bens culturais do país e assegurar sua permanência para gerações futuras.

Por isso, os servidores do Instituto respondem pela conservação, salvaguarda e monitoramento dos bens culturais brasileiros inscritos na Lista do Patrimônio Mundial e na Lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, conforme convenções da Unesco.

O órgão tem 27 superintendências, uma em cada unidade federativa (confira aqui). Além disso, possui 27 escritórios técnicos, a maioria localizados em cidades que são conjuntos urbanos tombados, as chamadas cidades históricas. Você pode conferir a distribuição das vagas por estado clicando aqui.


Se você quer ficar por dentro das novidades de concurso público processo seletivo no Rio Grande do Norte, participe do nosso grupo no Facebook (clique aqui).