Notícias

Inflação no Nordeste é a mais alta do Brasil, revela FGV

Famílias nordestinas de baixa renda comprometem uma parcela maior de seus recursos com despesas básicas, como alimentação e saúde

Um estudo divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta terça-feira (9), revelou que a inflação no Nordeste do Brasil tem superado a das demais regiões do país nos últimos três anos. O levantamento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), apontou que a taxa de inflação para as famílias nordestinas com renda de até 1,5 salário mínimo por mês alcançou quase 7% entre dezembro de 2020 e março de 2023, enquanto a média nas outras regiões do país ficou entre 5% e 6%.

Fatores explicativos

Diversos fatores contribuem para a disparidade nos preços praticados ao consumidor, variando de acordo com a região. Hábitos de consumo, impostos, frete e clima são alguns dos elementos que ajudam a explicar o aumento da inflação no Nordeste. Desde o início da pandemia, alimentos básicos e moradia se tornaram mais caros para as famílias de baixa renda na região em comparação à média nacional.

Despesas básicas

As famílias de baixa renda no Nordeste comprometem uma parcela maior de seus recursos com despesas básicas, como alimentação e saúde, em comparação com as famílias de outras regiões do Brasil. A pesquisa da FGV mostra que as famílias nordestinas gastam 30,65% de seu orçamento com alimentos, enquanto a média nacional é de 23,41%. Além disso, essas famílias também gastam mais com saúde, educação e transportes.

O estudo da FGV destaca a importância de se analisar a inflação e seus impactos de forma regionalizada, levando em consideração as especificidades de cada área do país. A maior inflação no Nordeste e o comprometimento de uma parcela maior de recursos das famílias de baixa renda com despesas básicas evidenciam a necessidade de políticas públicas e estratégias de desenvolvimento econômico voltadas para a redução dessas disparidades regionais.

IPC-Regional

O Índice de Preços ao Consumidor Regional (IPC-Regional), desenvolvido pela FGV IBRE, mede a inflação nas principais capitais das cinco grandes regiões do Brasil, considerando famílias de baixa renda (até 1,5 salário mínimo mensal) e de alta renda (acima de 11,5 salários mínimos mensais). A instituição também anunciou que lançará um Centro de Estudos para o Desenvolvimento do Nordeste, sediado em Fortaleza, para aprofundar a análise das questões econômicas da região.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.