Hormônio do sono pode ser um aliado no combate ao câncer de próstata

Hormônio do sono pode ser um aliado no combate ao câncer de próstata

Hormônio do sono pode ser um aliado no combate ao câncer de próstata

Rafael Nicácio novembro 16, 2018 Destaques

Novembro é mundialmente conhecido como o mês oficial de conscientização e prevenção do câncer de próstata, e a campanha Novembro Azul reforça a atenção para os riscos da doença e o incentivo para os exames de rotina. De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata ocupa a segunda posição no ranking das doenças mais comuns entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.

Além dos exames e cuidados recomendados, manter um sono regular também pode ajudar no combate deste tipo de câncer. A melatonina, conhecida como o hormônio regulador do sono, tem potencial de retardar o crescimento dos tumores. A substância age no controle da formação de novos vasos sanguíneos, a partir da vasculatura já existente do tumor, processo chamado de angiogênese.

Segundo Renata Federighi, Consultora do Sono da Duoflex, a melatonina é produzida naturalmente em resposta à falta de iluminação, responsável por avisar o organismo que está na hora de dormir. “É fundamental que os indivíduos durmam sem a interferência da luz para não atrapalhar sua produção e prejudicar a saúde”, explica.

Durante a noite, as células precisam repousar completamente para não perder a eficiência e sofrer mutações, que podem ser as causas para o aparecimento de um câncer. “As poucas horas de sono também prejudicam o sistema imunológico e favorecem quadros inflamatórios, deixando o corpo mais vulnerável a tumores”, complementa Renata.

Um estudo feito pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, observou que níveis satisfatórios de melatonina reduziriam o risco de câncer de próstata. Foram avaliados 928 homens, nos que apresentaram altos índices do hormônio, a probabilidade de desenvolver a doença se mostrou 75% menor.

A especialista dá algumas dicas para um sono de qualidade e para que ocorra um reparo correto das funções do organismo. “É importante se atentar à postura, usar um travesseiro que ofereça conforto e sustentação para a cabeça e que alinhe a coluna, manter o ambiente arejado e o mais silencioso e escuro possível, alimentar-se de forma leve e saudável e evitar atividades estimulantes antes de dormir”, finaliza a consultora do sono da Duoflex.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos