Hong Kong diz ter registrado 1º caso de reinfecção por Covid-19

Hong Kong diz ter registrado 1º caso de reinfecção por Covid-19

agosto 24, 2020 0 Por Rafael Nicácio

Cientistas da Universidade de Hong Kong anunciaram nesta segunda-feira (24) que registraram o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus (covid-19).

O paciente, um homem de 33 anos, teria testado positivo para a Covid-19 pela segunda vez depois de quase cinco meses após o primeiro contágio. A doença foi detectada por meio de exames realizados no aeroporto de Hong Kong, em 15 de agosto, quando ele voltou de uma viagem à Espanha.

“Um paciente aparentemente saudável e jovem teve um segundo caso de infecção pela Covid-19 diagnosticado 4 meses e meio depois do primeiro episódio”, informaram os pesquisadores, em comunicado.

Os resultados das análises serão publicados na revista “Clinical Infectious Diseases”, da editora da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

De acordo com a nota, o homem, cuja identidade não foi revelada, apresentou apenas sintomas leves, como tosse, febre e dor de garganta, ao ser contaminado pela primeira vez, em 26 de março. Já na segunda, ele está assintomático.

“Este caso mostra que a reinfecção pode ocorrer alguns meses após a cura da primeira contaminação. Nossos resultados sugerem que o Sars-CoV-2 pode persistir na população como outros coronavírus humanos, como o da gripe, mesmo que os pacientes adquiram imunidade por meio de infecção natural ou vacinação”, acrescenta o texto.

Os cientistas analisaram o código genético do vírus e descobriram que o trabalhador do setor de tecnologia da informação contraiu duas cepas diferentes do Sars-CoV-2. O estudo revelou que, ao fazer a comparação, foram encontrados diferenças de genoma, que se traduziriam em nove proteínas mutantes.

“Pacientes que já tiveram a Covid-19 também devem adotar medidas de contenção da infecção, como uso de máscaras e distanciamento social”, finalizaram os pesquisadores.

(Agência ANSA)