Homem é detido no RN portando pistola quando tinha apenas o direito de posse

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu no final da tarde desta segunda-feira (21), no km 118 da BR 101, em São José de Mipibu, uma pistola calibre 380, carregada com 20 munições – todas intactas.

Durante a fiscalização, os policiais encontraram a arma na cintura do condutor – um rapaz de 29 anos, que estava em um veículo tipo Hyundai I30.

Questionado sobre a autorização para o porte da arma, este informou que não possuía, apresentando apenas o registro. Foi informado pelos PRFs que ele tinha o direito de posse, porém não poderia portar.

Diante dos fatos, o jovem foi detido e encaminhado com o material apreendido para a central de flagrantes em Natal/RN.

Direito de andar com a arma na rua não está incluso no texto

O presidente Jair Bolsonaro assinou na última terça-feira (15) o decreto que flexibiliza a posse de armas.

“Como o povo soberanamente decidiu por ocasião do referendo de 2005, para lhes garantir esse legítimo direito a defesa. Eu, como presidente, vou usar esta arma”, disse Bolsonaro, mostrando sua caneta para assinar o documento.

O texto refere-se exclusivamente à posse de armas. O porte de arma de fogo, ou seja, o direito de andar com a arma na rua ou no carro, não está incluído no decreto. O que foi facilitado é a obtenção de licença para manter armas em casa.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.