Destaques, RN

Governo do Estado e UFRN preparam parcerias na área de saúde

Foto: GeneSE - Consultoria Molecular

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Governo do Estado avaliaram, durante reunião nesta quinta-feira, 22, duas possibilidades de parceria: uma envolvendo o Laboratório Central de Anatomia Patológica e Citopatologia do RN e outra com o Laboratório de Biologia Molecular e Genômica (LBMG).

No primeiro caso, a proposta do Governo do Estado é fazer com que, após sua construção, o laboratório esteja vinculado ao Hospital Universitário Onofre Lopes, para a realização de exames preventivos ao câncer e doenças crônicas. Os valores são fruto de investimento de quatro milhões de reais provenientes do empréstimo contratado pela administração estadual junto ao Banco Mundial.

Em relação ao LBMG, a ideia é firmar um termo de cooperação para aquisição de um software para possibilitar a realização de testes de paternidade no Estado com valor abaixo do contratado atualmente. Além disso, há a perspectiva de, a partir dessa parceria, a construção de um Centro de Genética Humana vinculado ao laboratório.

UFRN e Governo do RN parceria

Foto: Carol Reis

Presentes à reunião, a secretária Chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, e o secretário de Estado do Trabalho, Vagner Araújo, colocaram que o termo de cooperação para operacionalizar os testes de paternidade pode ser viabilizado já na próxima semana.

Já em relação ao Laboratório Central de Anatomia Patológica e Citopatologia do RN, a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, explicou que há a necessidade de uma reunião adicional com a presidência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e com as secretarias de saúde envolvidas.

Na reunião, também estiveram presentes os superintendentes dos três hospitais universitários do estado, membros das equipes da Superintendência de Infraestrutura e do laboratório.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.