Notícias

Governo cria grupo para regulamentar trabalho por aplicativos

Novo grupo busca equilibrar proteção social e segurança jurídica na indústria de aplicativos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a criação de um grupo de trabalho destinado a elaborar propostas de regulamentação para o trabalho por aplicativos no país. A iniciativa visa estabelecer um marco legal e normativo para a crescente indústria de aplicativos, abrangendo áreas como prestação de serviços, transporte de bens e pessoas, entre outras atividades realizadas por meio de plataformas tecnológicas.

O grupo de trabalho é formado por membros de nove ministérios, seis sindicatos e cinco representantes dos empregadores, incluindo a Advocacia-Geral da União, a Casa Civil, o Ministério da Fazenda, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, e a Secretaria-Geral da Presidência da República. Além disso, associações e organizações ligadas à tecnologia e à economia digital também fazem parte do grupo, como a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) e a Câmara Brasileira da Economia Digital.

A Amobitec manifestou seu apoio à criação do grupo de trabalho e se colocou à disposição do governo federal para contribuir com as discussões acerca da regulamentação do trabalho por aplicativos. A associação ressaltou a importância do debate e afirmou que pretende colaborar na construção de um modelo de regulação equilibrado, buscando melhorar a proteção social dos profissionais envolvidos e garantir a segurança jurídica das atividades realizadas por meio de aplicativos.

A iniciativa ocorre após o presidente Lula se reunir com entidades sindicais internacionais e criticar as empresas de aplicativos por possível exploração da mão de obra dos trabalhadores. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, informou que pretende apresentar um projeto de lei ao Congresso no segundo semestre do ano para abordar a regulamentação das atividades relacionadas a aplicativos.

A criação do grupo de trabalho marca um passo significativo na busca por um marco regulatório para o setor de aplicativos no Brasil, garantindo um ambiente de negócios mais justo e seguro para trabalhadores e empresas envolvidas. Ao estabelecer regras claras e normas específicas, o governo brasileiro espera fomentar o crescimento sustentável dessa indústria, ao mesmo tempo em que protege os direitos e interesses dos profissionais que atuam na área.

Como forma de exemplo, Lula citou a Espanha, onde governo, sindicatos e empregadores introduziram, na legislação trabalhista, o reconhecimento como assalariados de entregadores de plataformas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.