Notícias

Golpe do empréstimo para MEI via WhatsApp

Empreendedores tem recebido proposta de alto valor e com juros baixíssimos

Não é de hoje que muitos microempreendedores individuais têm exposto suas manifestações em sites como o Reclame Aqui e em redes sociais como o Twitter a respeito de um possível funcionário do banco Safra que entra em contato para oferecer empréstimos com oferta rápida de dinheiro e taxas muito baixas.

Acontece que em grande parte dos casos, a vítima precisa depositar um valor ou pagar por um serviço para que o dinheiro seja liberado. Mas e aí: o Banco safra oferece empréstimo para MEI nessas condições?

Como acontece o contato

Muitos empreendedores tem recebido mensagens via SMS ou WhatsApp informando de que teriam crédito disponível no banco Safra. Para liberá-lo, é preciso clicar no link que joga para outro chat e “aceitar os termos”.

Imagem: Reprodução / Leitor Portal N10

Por lá, irão solicitar o envio da documentação por meio daquele canal de comunicação para agilizar a entrega dos valores.

O cidadão que recebe a mensagem envia a documentação e em alguns casos é solicitado o Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos). Não tendo o documento em mãos, uma empresa de contabilidade é indicada pelo suposto operador do banco Safra para a prestação daquele serviço.

Quando o cliente paga o valor do documento e o recebe, repassa ao operador do banco e este informa que os valores serão depositados em poucas horas, o que de fato nunca acontece.

Banco Safra já alertou para esses golpes

A situação descrita mostra um golpe que tem afetado quem é MEI e que acaba por desestimular o prosseguimento do negócio.

De acordo com o banco, os golpistas têm entrado em contato com as vítimas, seja através do WhatsApp, mensagens, ligação ou redes sociais, oferecendo empréstimos com condições muito vantajosas.

O banco informa ainda que são solicitados valores para liberação dos empréstimos, conforme o caso relatado acima.

Em sua página na internet o banco Safra orienta seus clientes para que, caso estejam precisando de crédito, procurem seu gerente de relacionamento. Quem não for cliente do banco, o recomendado é sempre ligar para os canais de atendimento oficiais e solicitar informações.

Banco Safra oferece empréstimo para MEI: é real?

O Banco Safra possui linhas de crédito para todos os tamanhos de empresas.

Em plena pandemia, o Banco também passou a disponibilizar uma linha de crédito emergencial, o chamado Programa Emergencial de Acesso a Crédito – PEAC que também está disponível para MEI.

Os juros são de 0,49% a.m. e o valor do empréstimo é de até R$ 50 mil, entretanto ele está restrito somente a quem tem a sua máquina de cartão, a SafraPay.

Além deste, o Banco também disponibiliza empréstimo para MEI em outros programas, como o crédito pequenas empresas e uma infinidade de soluções para clientes.

Entretanto, vale mencionar que o cliente interessado nos valores deve sempre fazer uma avaliação das opções no mercado e identificar aquela que tenha as melhores condições para o seu negócio.

Outra opção para quem é MEI, é o Crediamigo do Banco do Nordeste:

Cuidados antes de adquirir um empréstimo para MEI

Golpes para a disponibilização de empréstimos existem e o empreendedor tem que ficar sempre alerta. Confira algumas dicas para não cair neles:

  • Pesquise muito e conheça as taxas cobradas pelo mercado;
  • Não pague valores ou faça transferências a terceiros que exigem como condição para liberar seu empréstimo;
  • Desconfie sempre daquelas ofertas fáceis e sem ou com pouca burocracia;
  • Não passe seus dados ou documentos para desconhecidos.
  • Seguindo essas recomendações, buscando informação e entrando em contato diretamente com a instituição financeira, as chances de dar tudo certo aumentam significativamente.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.