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Gestão de imagem pode influenciar sucesso na carreira de profissionais liberais

Administradores, advogados, médicos e engenheiros são algumas das 55 categorias de profissionais liberais no país. Segundo a Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), esses trabalhadores somam mais de 15 milhões de pessoas no Brasil em 2022. 

Para conquistar mais relevância no mercado de trabalho e se destacar entre os demais, muitos desses profissionais investem em técnicas capazes de auxiliar na construção de imagem pessoal. Entre elas, está o posicionamento nas redes sociais, aspecto que, nos últimos anos, se tornou essencial para o crescimento no mundo dos negócios. 

É o que mostra a pesquisa “Guia do Marketing nas Redes Sociais” realizada em 2022 pela Opinion Box. Para 64% dos consumidores brasileiros, empresas e profissionais que possuem perfis nas redes sociais chamam a atenção e possuem uma imagem mais interessante que os concorrentes. 

A junção da presença nas redes sociais e técnicas de self branding para profissionais liberais está sendo cada vez mais aplicada e pode resultar em resultados positivos para o sucesso no mercado de trabalho. 

Relevância das redes sociais

As redes sociais ocupam boa parte do dia dos brasileiros. Segundo um levantamento divulgado pela empresa NordVPN sobre os hábitos digitais dos brasileiros, os usuários passam, em média, 12 horas e 8 minutos por semana assistindo vídeos no Youtube. Já nas redes sociais, como Instagram, WhatsApp e Facebook, o número cai para 11 horas e 19 minutos.

Diante desse cenário, muitos profissionais têm migrado para as plataformas digitais na tentativa de conquistar um público novo. Se antes as redes eram utilizadas apenas para compartilhar momentos especiais do cotidiano, hoje elas servem como ferramentas de trabalho para diversos profissionais que divulgam serviços, trabalhos e promoções. 

Usuários das redes sociais costumam ser mais engajados e participativos, acompanhando e interagindo com os perfis que criam conexões. Por esse motivo, muitos profissionais liberais investem no posicionamento nas redes sociais para aumentar seu público e conquistar mais relevância na área em que atuam. 

O que é self branding? 

O self branding, também conhecido como personal branding, é uma estratégia bastante utilizada por profissionais liberais e pode oferecer diversos benefícios para a carreira profissional. 

De acordo com o artigo publicado na Revista Técnica de Tendências em Comunicação Empresarial, por Inês Brochado, o self branding é um conceito que se baseia na ideia de que todo profissional transmite uma identidade para o seu público. Quando uma pessoa está posicionada nas redes sociais, essa imagem transmitida ocorre por meio de conteúdos compartilhados e a forma como esses profissionais se expressam para seus consumidores. 

Segundo o artigo, quando um profissional liberal investe em self branding, ele irá encontrar um conjunto de técnicas e estratégias que o ajudarão na gestão de imagem. O uso da roupa, cores nas publicações, edições dos conteúdos e linguagem abordada são alguns aspectos que costumam ser analisados para transmitir uma imagem de credibilidade. 

Como essa estratégia pode ajudar um profissional liberal

Ter um suporte de gestão de imagem é essencial para os dias atuais. Com o crescimento das redes sociais e a forte presença de profissionais na internet, transmitir uma identidade de valor é fundamental para obter sucesso no mercado de trabalho. 

O conceito de self brading se baseia na ideia de produzir uma imagem que transpareça quem é aquele profissional, alinhando diversas práticas que visam causar a identificação com o público. Com uma gestão de imagem, é possível reforçar qualidades, destacar diferenciais, ampliar o alcance e construir uma reputação capaz de impactar o sucesso na carreira. 

Quando não há planejamento na gestão de imagem, o profissional liberal pode acabar transmitindo algo negativo para o seu público. Essa falha resulta em problemas de má reputação, algo que compromete diretamente a rentabilidade do negócio. 

Na prática, quanto mais positiva for a gestão de imagem, maior será a autoridade daquele profissional. Com relevância, a agenda de contratação dos serviços tende a ser maior e a credibilidade daquele profissional também. Em linhas gerais, essa estratégia possibilita o sucesso profissional em diferentes aspectos.

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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