Política

Garibaldi Alves comemora negociação com estados e pede novo pacto federativo

Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) comemorou a renegociação das dívidas dos estados com a União, mas disse esperar que o acordo seja o ponto de partida para um novo pacto federativo. Em sua avaliação, o presidente interino Michel Temer conseguiu celebrar um entendimento improvável, pois a pressão do endividamento obrigou vários governadores a atrasar pagamento de salários aos servidores.

Garibaldi afirmou que, além do alívio imediato aos estados devedores, o acordo representa a demanda por um pacto federativo com bases mais justas, além de uma repartição equilibrada de receitas entre União, estados e municípios. O senador assinalou as distorções na legislação que geraram aumento da concentração de tributos na esfera federal, e também criticou as desonerações fiscais promovidas pela União que prejudicaram as contas dos estados.

“Não podemos viver uma rotina de crises financeiras e de renegociação de dívidas estaduais a cada par de anos. É preciso, isto sim, construir uma agenda positiva em prol de uma relação mais equilibrada entre o poder central e os entes federados”, afirmou.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.