DestaquesUniverso

Galáxias colidem e se fundem e imagem é capturada pelo telescópio Hubble

Objeto está localizado a cerca de 681 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Câncer

Três galáxias distantes colidiram e se uniram em uma nova imagem capturada pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA.

O objeto, mostrado na imagem publicada na última sexta-feira, chama-se ‘IC 2431’ e está localizado a cerca de 681 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Câncer, segundo a agência espacial norte-americana.

Os astrônomos detectaram a fusão graças a um projeto chamado Galaxy Zoo, que convidou mais de 100 mil voluntários para classificar imagens do Hubble de 900 mil galáxias que nunca foram totalmente examinadas.

Esse ‘acidente cósmico’, conhecido como “fusão tripla de galáxias”, acontece quando três galáxias se aproximam lentamente e se separam com suas forças gravitacionais. Fusões desse tipo são comuns em todo o universo, e todas as grandes galáxias, incluindo a nossa, devem seu tamanho a fusões como essa, conforme explicado pelo portal Live Science.

Por mais caóticos que pareçam, esses tipos de fusões são mais sobre criação do que destruição. Essas colisões causam perturbações gravitacionais que agitam e comprimem o gás formador de estrelas nas galáxias, desencadeando ondas de formação de estrelas à medida que aglomerados densos de material colapsam sob sua própria gravidade para formar estrelas jovens. Enquanto isso, as estrelas existentes sobreviverão ao acidente em grande parte ilesas, embora a fusão entre as três galáxias deforme os caminhos orbitais de muitas estrelas.

Estudar fusões galáticas pode ajudar os astrônomos a entender melhor como as galáxias massivas crescem e evoluem ao longo de milhões e bilhões de anos, e como a Via Láctea continuará a mudar.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.