DestaquesUniverso

Galáxias colidem e se fundem e imagem é capturada pelo telescópio Hubble

Objeto está localizado a cerca de 681 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Câncer

Três galáxias distantes colidiram e se uniram em uma nova imagem capturada pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA.

O objeto, mostrado na imagem publicada na última sexta-feira, chama-se ‘IC 2431’ e está localizado a cerca de 681 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Câncer, segundo a agência espacial norte-americana.

Os astrônomos detectaram a fusão graças a um projeto chamado Galaxy Zoo, que convidou mais de 100 mil voluntários para classificar imagens do Hubble de 900 mil galáxias que nunca foram totalmente examinadas.

Esse ‘acidente cósmico’, conhecido como “fusão tripla de galáxias”, acontece quando três galáxias se aproximam lentamente e se separam com suas forças gravitacionais. Fusões desse tipo são comuns em todo o universo, e todas as grandes galáxias, incluindo a nossa, devem seu tamanho a fusões como essa, conforme explicado pelo portal Live Science.

Por mais caóticos que pareçam, esses tipos de fusões são mais sobre criação do que destruição. Essas colisões causam perturbações gravitacionais que agitam e comprimem o gás formador de estrelas nas galáxias, desencadeando ondas de formação de estrelas à medida que aglomerados densos de material colapsam sob sua própria gravidade para formar estrelas jovens. Enquanto isso, as estrelas existentes sobreviverão ao acidente em grande parte ilesas, embora a fusão entre as três galáxias deforme os caminhos orbitais de muitas estrelas.

Estudar fusões galáticas pode ajudar os astrônomos a entender melhor como as galáxias massivas crescem e evoluem ao longo de milhões e bilhões de anos, e como a Via Láctea continuará a mudar.

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!