Destaques, Natal

Funcionamento do comércio em Natal durante o Feriado dos Mártires

Shopping Cidade Jardim natal rn

O feriado em homenagem aos Padroeiros do Rio Grande do Norte, os Mártires de Cunhaú e Uruaçu, celebrado na próxima quarta-feira (03), vai alterar o funcionamento de alguns serviços em Natal. Por exemplo, o comércio terá modificações e irá funcionar em horário especial. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas da capital (CDL/Natal), as lojas do Alecrim, do centro da cidade e da zona Norte estarão fechadas. Em contrapartida, os supermercados estarão abrindo, só que das 7h às 21h; já os shoppings terão funcionamentos diferenciados.

No tocante ao sistema de transporte público de Natal, teremos um funcionamento especial em virtude da data comemorativa para a comunidade católica. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), o sistema irá operar com horários e efetivos referentes ao domingo.

Além disso, será aplicada a Tarifa Social, onde o valor da passagem cai de R$ 3,65 para R$ 1,80 nos pagamentos em dinheiro. Já na quinta-feira (04), o sistema volta a operar normalmente. Em caso de dúvidas os usuários podem ligar para o Alô STTU – no telefone 156 – ou perguntar pelo Twitter oficial, o @156Natal.

tarifa dos trens VLT em natal CBTU

Ainda no campo do transporte público, a  Confederação Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que não haverá circulação de trens durante o feriado dos Padroeiros do Rio Grande do Norte. O sistema estará disponível novamente na quinta-feira (04), a partir das 05h20min na Linha Norte, no percurso Ceará-Mirim/Natal e às 05h40min na Linha Sul, no percurso Parnamirim/Natal.

Bancos

As agências que funcionam dentro do Estado também estarão fechadas nesta quarta-feira. De acordo com o Sindicato dos Bancários do RN, boletos com vencimento marcado para a data do feriado podem ser quitados sem juros na quinta-feira (04).

Saiba o que abre e o que fecha durante o feriado dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Comércio de Rua

Alecrim: Fechado
Centro da Cidade: Fechado
Zona Norte: Fechado

Shoppings

Midway Mall

Alimentação e Lazer: 11hs às 22hs
Lojas de Departamento: de 13h às 21hs
Demais lojas: de 15h às 21hs
Hipermercado Extra: de 7h às 22h
Academia Smart Fit: De 9h às 15h

Natal Shopping

Alimentação e lazer: 11h às 22h
Quiosques de alimentação: 13h às 22h
Âncoras e megalojas: 13h às 21h
Fórmula Academia: 9h às 15h
Cinépolis: confirme programação
Demais lojas e quiosques: 15h às 21h

Praia Shopping

Praça de Alimentação e Lazer: A partir das 11h.
Lojas e Quiosques: 15 às 21h
Cinema conforme a programação

Shopping Cidade Jardim

Praça de Alimentação: A partir das 11h
Lojas e Quiosques: 15 às 21hs

Shopping Via Direta

Praça de Alimentação e Lazer: 12h às 22h.
Lojas e Quiosques: Abertura facultativa das 14h às 20h

Partage Norte Shopping Natal

Lojas e quiosques: 15h às 21h
Praça de Alimentação/Lazer: 11h às 22h
Cinema conforme programação

Shopping 10

Fechado

Supermercados

Funcionamento das 07 às 21hs

Igreja celebra festa dos padroeiros do RN

Mártires uruaçu cunhau padroeiros do RN

É a primeira festa dos Santos Mártires, após a canonização, que aconteceu em 15 de outubro de 2017, no Vaticano, em celebração presidida pelo Papa Francisco. Por isso, a Arquidiocese de Natal organizou uma série de eventos comemorativos.

Festa em Nazaré

O Santuário dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no bairro Nazaré, em Natal, celebra a festa dos padroeiros, no período de 23 de setembro a 3 de outubro, com vasta programação. Diariamente, às 5h30, acontece caminhada penitencial; às 9h, recitação do terço de São Mateus Moreira; às 15h, recitação do terço da misericórdia; às 18h, recitação do terço mariano, e, às 19h, novena. No dia 2 de outubro, após a novena, será realizada uma procissão luminosa pelas ruas do bairro Nazaré.

A festa será encerrada dia 3, solenidade dos Santos André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e companheiros Mártires. Às 9 horas, será celebrada missa solene, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, encerrando os festejos.

Festa em Uruaçu

Uma programação festiva também vem sendo desenvolvida no Monumento dos Mártires, na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, desde o dia 23. Diariamente, às 19 horas, há celebração de missa.

No dia 3, feriado estadual, a programação será intensa. Logo cedinho, será realizada a “Caminhada da aurora”, com um grupo saindo às 4h, da Igreja Matriz de Macaíba, e outro saindo, às 5h, da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, ambas com destino ao Monumento dos Mártires. Na parte da manhã, serão celebradas quatro missas: às 7h, às 9h, às 10h e às 12 horas. A partir das 13h30, acontecerá show com cantores religiosos potiguares: Fátima Santos, Padre Assis Melo e Banda Alfa e Ômega, Padre Antônio Nunes e Banda. E às 17 horas, será celebrada missa solene, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.